sexta-feira, junho 13, 2008

Alargamento da Rede pedonal/velocipédica

Depois dos êxitos conseguidos com a pista pedonal/velocipédica Peniche/Baleal e com o mediático Parque anónimo (ou urbano ou da cidade ou de Peniche...) devidamente entrosados, conseguiu-se um importante incremento neste tipo de pistas no concelho, com adesão garantida.
Haveria agora que ampliar a rede de circuitos existentes (pistas laranja na foto).
Desde logo ressalta a já existente pista entre a rotunda inicial do IP6 e o Casal de Vala, que por falta de acesso seguro (obriga a contornar a rotunda dum IP), se encontra totalmente ignorada e sem uso, e que importa ligar à rede existente.
Adianto 3 sugestões para o efeito.
O recurso às pouco movimentadas estradas de acesso à praia do Molhe Leste e à dos Supertubos, com travessia do rio de S. Domingos na ponte junto ao Molhe Leste.
Este ligação sairia do Parque anónimo (ou urbano ou da cidade ou de Peniche...) e obrigaria apenas a fazer a ligação por cima da areia entre a referida ponte e o asfalto junto ao (antigo?) restaurante D. Pedro IV, para além dum pequeno contorno exterior da rotunda do IP6 (troços vermelhos no mapa).
Outra hipótese passa pela construção de ponte pedonal (em madeira), no seguimento do Parque anónimo (....), após o Estádio do GDP, a poente da Ponte de acesso ao IP6, com contorno exterior do respectivo acesso, travessia da estrada de acesso aos Supertubos e de novo a ligação por contorno exterior à pista existente (troços azuis no mapa).
A terceira solução faz uso da antiga ponte do rio S. Domingos, com origem no acesso ao Parque de Campismo, com travessia por baixo do vão da nova ponte de acesso ao IP6 e seguindo um trajecto idêntico ao anterior (troços amarelos no mapa).
É óbvio que existirão outros condicionalismos que dificultarão esta despretensiosa análise, nomeadamente no que toca à propriedade de alguns espaços contemplados.
Mas também começa a ser evidente que importa dar seguimento à ligação entre o norte, o istmo e o sul do concelho, numa rede pedonal/velocipédica que em tempos se iniciou e que se pretende cada vez mais vasta, diversa e de dinâmico crescimento.

2 contributos:

At 14/6/08 21:40, Anonymous Anónimo disse...

Ora Viva JP

Boas ideias, bons contributos...

Estranhamente, ou não, não colhem o mesmo interesse que outros posts, artigos, etc., mais facilmente condutíveis à mera oposição.

Falar é fácil, apresentar propostas inteligentes (e exequíveis) é que é de mestre!

Aquele abraço e o meu respeito.

 
At 4/7/09 08:05, Blogger Manuel Leonardo disse...

Caro JP.
Permita-me que lhe faca lembrar que nas suas sugestoes as possiveis ligacoes entre as duas pistas existentes , peco-lhe que tenha cuidado ao deliniar essa rota na Zona Industrial nao va' colidir com nova urbanizacao dentro dessa Zona . Nao queira ficar tambem na lista dos que so' estragam a vida a algumas pessoas que ate' sao de Peniche
Com as melhores saudacoes do
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche , Vancouver Canada

 

Enviar um comentário

<< Home