sexta-feira, abril 18, 2008

Já fez a sua reserva na Biosfera?

Gostaria muito que os meus netos pudessem usufruir de todos os momentos inebriantes de contacto com a natureza selvagem que tive oportunidade de vivenciar nas Berlengas.
Torna-se por isso premente garantir que isso seja possível, e a candidatura da Berlenga a Reserva da Biosfera terá aí um papel importante.
Será também motivo de orgulho (e de promoção turística) para Peniche poder evidenciar ao mundo que é dada a devida atenção às questões da sustentabilidade e biodiversidade no arquipélago, tão ameaçadas que são pela carga humana nos meses de Verão.
Só espero é que com tanta difusão e enfoque mediático no Arquipélago, não se esqueçam de apertar o efectivo controlo de acessos, já no próximo Verão.

Portaria 270/90 de 10-4-1990:
"Manda o Governo, pelo Ministro do Ambiente e Recursos Naturais, ....., que a capacidade de carga humana na Reserva Natural da Berlenga não deve exceder os 350 indivíduos, enquanto se verificarem as características actualmente prevalecentes nesta área protegida..."

2 contributos:

At 19/4/08 00:13, Blogger MATS disse...

Desdeque os 350 indivíduos, não sejam o amigo do nosso amigo! e A berlenga deixe de ser do dominiu púbico e passe a condóminio privado, e dos amigos da "Biosfera da treta"

Mário de Sousa

 
At 19/4/08 00:33, Anonymous Anónimo disse...

O meu comentário vai no sentido de recear que os netos do autor venham a ter dificuldade de acesso à tal Reserva da Biosfera.
O meu receio á que o fundamentalismo venha a opor-se à visita pública do local, reservando o mesmo a alguns previligiados.
A minha certeza é que muito mais prejudicial que a carga humana tem sido o excessivo crescimento da população de gaivotas, como consequência da má gestão de quem tem tido essa responsabilidade.

 

Enviar um comentário

<< Home