sexta-feira, dezembro 21, 2007

Desce o pano em 2007.

Para 2008 é preciso inventar novos posts.
Por isso vou fechar para inventário.

quarta-feira, dezembro 19, 2007

Um nome para o Parque.

Apesar das mais baixas temperaturas, continua muito concorrido o novo parque urbano à entrada da cidade. E não são só os desportistas mais ou menos assíduos que por lá passam, o grande mérito da obra é trazer para a actividade física pessoas em fatos de treino, onde ainda se notam os vincos da embalagem original. Só por si esta conquista valeria o investimento, quer em prado de sequeiro que mesmo em espaço relvado....
Continuam a faltar acessos seguros ao parque para peões e velocípedes, e ultimam-se os trâmites do concurso para a respectiva Cafetaria, mas estou convicto que a adesão dos penicheiros está para ficar, ainda que um projecto de animação para o local não fosse de todo descabido, logo que se dissipe o efeito novidade.
Reparem que comecei por me referir ao Parque Urbano à entrada da cidade, ou Parque Urbano da Cidade mas poderia ter optado por Parque da Avenida de Monsenhor Bastos ou Parque verde ao lado da BP.
O que é um facto é que o Parque não tem nome próprio. Adoptou um nome funcional, por ser único, ou pelo local onde se encontra. Mas nome não tem.
Será que não seremos capazes de o baptizar?
Aceitam-se sugestões.

terça-feira, dezembro 18, 2007

Brindemos....

Post-All XXII

Tempestade prestes a explodir

segunda-feira, dezembro 17, 2007

Europe´s West Coast

A ideia já tem uns anos, mas só agora foi adoptada para a nova campanha de promoção da imagem turística de Portugal. Criada pela BBDO Portugal, a campanha recorreu aos principescos serviços do conceituado fotógrafo britânico Nick Knight, e arrancou com cartazes de portugueses de expressão internacional, em montagem onde transparecem algumas imagens da costa portuguesa, muitas delas tiradas no Baleal (segundo avalizada informação do meio, que agradeço).
A intenção é um afastamento da imagem de país do Sul, colando-nos a um destino mais misterioso, mais onírico, mais desejado. O Oeste.
Peniche situar-se-á assim como o supra-sumo do ideal definido, a Oeste de Europe's West, o que, convenhamos, se a campanha resultar, só poderá ter um significado lisonjeador.
Mas se que a campanha se centra nesta ideia, moderamente polémica num tema onde isso é frequente, já as permissas que a antecedem, e as consequentes acções preconizadas são no mínimo arrojadas.
Ao descobrir o projecto na íntegra, fiquei a saber, por exemplo, que somos porteiros e mulheres-a-dias em França, criados na Suiça, bimbos em Inglaterra, pedreiros na Alemanha e padeiros no Brasil. Um país subdesenvolvido, de iliteracia, corrupção e miséria.
E que para além desta campanha, a mudança da imagem portuguesa passará também pela alteração da bandeira nacional.
Resta saber até onde o AICEP e o Turismo de Portugal sancionaram a campanha...

domingo, dezembro 16, 2007

Post-All XXI

Torre de Menagem

sexta-feira, dezembro 14, 2007

His Master's Voice

Já está esclarecido!
Afinal ainda não foi desta que a Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo conseguiu fechar as urgências do Hospital de Peniche.

Emissário "não acolhido"

Tomaram os penicheiros conhecimento pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, em fax do passado dia 6 do corrente mês, de que as pretensões penicheiras para a manutenção do Serviço de Urgências “não são de acolher”.
Sendo este um processo que estava a ser tratado directamente entre a autarquia e o Sr. Ministro da Saúde, a origem da notícia não pode deixar de causar surpresa.
Ou se trata de lapso da ARS a carecer de rápida correcção, ou se tratou dum consciente e abrupto finalizar das negociações que ainda decorriam, com agenda acordada entre ambas as partes.
Não tivemos conhecimento de nenhum directo do Mourinho que justificasse tal saída extemporânea à discussão em curso. Nem foram apresentados quaisquer considerações referentes aos pontos onde os estudos apresentados pelo Município diferem do estudo em posse do Sr. Ministro.
Estou certo que tudo não passará duma descoordenação de serviços.
É que na minha terra, e creiam-me que nós percebemos disso, esse tipo de comportamento é o que faz a diferença entre os Amigos de Peniche e os outros, “os amigos de peniche”.

Falesing

Na catadupa de desportos radicais que recentemente por aí surgem, porventura já ouviram falar do Cannoying. Trata-se da progressão pela leito e paredes escarpadas de ambos os lados de rios, em locais de maior dificuldade, normalmente em zonas de desfiladeiros.
Sempre foi desporto que me atraiu. Progredir em pedras nas proximidade de zonas de água, alternando entre margens com alguma dificuldade, faz todo o meu género. Contudo, a inexistência de zonas apropriados por perto, faz com que seja desporto que nunca experimentei.
Mas fundo é tudo uma questão de escala.
Quem sabe se algures no outro lado do Atlântico, nas falésias escarpadas do Maine, não estará algum excêntrico e destemido americano a galgar pedras junto ao mar.
E foi assim que me atirei impetuoso à progressão na falésia penicheira, lançando as bases dum novo desporto, do qual, por enquanto, sou o único praticante.
O falesing!

Post-All XX

O mar e a pilhagem

quinta-feira, dezembro 13, 2007

Cool!

Quando era miúdo, a exposição constante ao sol de Verão na praia de Peniche de Cima, junto à muralha, provocava-me invariavelmente uma forte pigmentação salpicada pela face.
Eu até gostava. Era frequente dizerem-me:
-Que giras, as sardas!

Post-All XIX

Água mole...

quarta-feira, dezembro 12, 2007

Gato Cinzento

Gostaria de ter sabido há mais tempo desta exposição que acaba já no próximo sábado.
A “Quinta do Gato Cinzento” é talvez a habitação mais cobiçada do Concelho de Peniche, envolta em romantismo, e com localização privilegiada.
O folclore em torno dos seus proprietários envolve personagens hollywoodescas, mais ou menos discutíveis, contrabandos, tráficos de droga, associações missionárias e até novas revelações para breve.
Bem, pelo menos a minha curiosidade para a conhecer por dentro foi de certo modo amansada.

Post-All XVIII

Costa Oeste - Private Selection

terça-feira, dezembro 11, 2007

E agora...algo completamente diferente

Foi no sábado de manhã, num corredor da FNAC de Cascais, que alguém estancou à minha frente e exclamou:

-Olha! Uma autobiografia dos Monthy Python, escrita por eles mesmos...

Post-All XVII

Auto-retrato com tufo

segunda-feira, dezembro 10, 2007

Apanhados breves

  • Abrirá em Janeiro em Peniche uma nova unidade Loja do Condomínio, a juntar às 66 lojas desta marca existentes no país. A Loja do Condomínio é uma marca de referência na área da administração e gestão de condomínios.


  • No Alto do Veríssimo um indivíduo abalroou ontem um motociclista da Brigada de Trânsito, passando-lhe por cima com o seu carro, causando-lhe várias fracturas e deixando-o preso a uma cama do hospital. Os colegas da GNR identificaram o agressor, apanharam-no na sua residência e....deixaram-no lá livremente.


  • Já está aí o Blogue da Equipa de Triatlo do Peniche Amigos Clube, também devidamente linkado na sidebar. Parece um projecto com pernas para andar, rodas para rolar e braços para nadar, não necessariamente por esta ordem...


  • Já aqui referi alguns blogues criados por alunos da Escola Secundária de Peniche, no âmbito da Área de Projecto, e onde se desenvolvem interessantes e criativas iniciativas visando projectos de futuro para Peniche. Vale a pena ver mais este!

  • Foto enigma - Confirmação

    No seguimento da foto que aqui publiquei, e do desafio para a identificação do local em causa, comprometi-me a confirmar as entendidas hipóteses então sugeridas.
    Cumpri a promessa. É por estas e por outras que não tenho futuro na política.
    A local situa-se de facto entre o Frei Rodrigo e o Remédios, mais ou menos a meio do trajecto. Após o Frei Rodrigo há uma reentrância onde se situa a bóia, aqui ilustrada, e logo após uma segunda reentrância que a foto documenta.
    A pedra característica que se vê no cocuruto não se trata afinal da Galé, embora nesta perspectiva a faça lembrar. Também incluo foto da dita, tirada de maior proximidade. Ao fundo vê-se a Berlenga, cuja ausência notei na foto inicial.
    Pena que a manhã cinzenta de domingo ainda tenha contrastado mais a gritante diferença de qualidade entre os dois fotógrafos.

    Post-All XVI

    O mar em T

    domingo, dezembro 09, 2007

    Desporto radical

    Já aqui por várias vezes fiz referência à necessidade premente duma ligação segura ao novo Parque Urbano para peões e velocípedes.
    Mais antigo, e mais difícil de resolver, é o acesso à pista pedonal/velocipédica existente entre a rotunda inicial do IP6 e o Casal da Vala.
    Fico por vezes com a sensação que sou o seu único utilizador, pois nunca cruzei com ninguém, na dúzia de vezes que a percorri.
    Pudera, também não é qualquer um que se aventura de bicicleta ou a pé na rotunda inicial do IP6. Mais, se ali já se considera ser IP6, como nalguns casos se refere, então a própria circulação de peões ou em bicicleta é proibida, e a referida pista só pode ser mesmo acedida a monte pelas dunas, com a bicicleta às costas, e atravessando o rio no Molhe Leste.
    Eu sei que quem anda nestas lides desportivas gosta sempre dum toquezinho radical.
    Mas, c’os diabos, não estarão a exagerar?

    sábado, dezembro 08, 2007

    Post-All XV

    Foz de rocha

    sexta-feira, dezembro 07, 2007

    The name's Lino. Mário Lino (Part II)

    O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, defendeu hoje na Assembleia da República que as suas palavras sobre a construção do novo aeroporto internacional foram mal interpretadas e que nunca disse «na margem Sul jamais».

    Na era dos editais...

    Em Novembro último, enquanto me esticava num vigoroso crawl nas Piscinas Municipais de Peniche, o pH da água era de cerca de 7,8 e o Cloro Total de aproximadamente 2,71 ppm. Nos 100 ml mais próximos das minhas partes submersas não haveria sequer uma colónia de Escherichia coli, nem tão pouco de Pseudomonas aeruginosa.
    É reconfortante saber isso. Prezo muito as companhias, sobretudo das partes mais recônditas.
    É por isso que consulto com facilidade na Internet a qualidade da água que exteriormente me rodeia.
    Já quanto à água de consumo, poderia usar de igual expediente se vivesse em Óbidos ou Torres, mas em Peniche tenho de esperar muito mais e procurar os respectivos editais afixados junto ao SMAS.
    Há cerca de um ano, na última vez que sugeri para a publicação das análises da água de consumo procedimento igual ao das piscinas, remeteram-me para um site do SMAS, que estaria prestes a ser lançado.

    Será que o site do SMAS saiu também em formato edital?

    quinta-feira, dezembro 06, 2007

    Amigos de Peniche 3 - Os 17 das Caldas 4

    Esclarecimento:

    Apesar de homónima, e de alguns nomes dos jogadores "soarem" familiares, não existe nenhuma relação entre esta equipa e o blogue "Amigos de Peniche".

    Caso contrário, teriamos optado por outra formação inicial....

    Àcerca da cerca

    Há cerca de 3 anos, a CMP iniciou a construção de uma "cerca" a todo o comprimento da Ilha do Baleal. A ideia era boa. Com essa medida protegiam-se as arribas evitando o estacionamento abusivo e caótico costumeiro e precavia-se a queda ao mar de algum incauto.
    A obra começou com este aspecto:

    Vieram as eleições autárquicas e os trabalhos pararam, deixando um troço neste estado:
    E outro, ainda mais atrasado, neste:

    O que poderia ser uma interessante combinação de segurança, condicionamento de estacionamento e preservação de arribas, dum modo esteticamente não agressivo, está convertido, há mais de três anos, numa manta de retalhos tão fomentadora duma imagem relapsa do município.

    A carecer de conclusão!

    (fotos de PB que é também é o mentor desta insurgência e, em boa verdade, de grande parte do texto)

    quarta-feira, dezembro 05, 2007

    O que nem sempre é obvious...

    O obvious, o blogue mais visitado em Portugal, publicou recentemente um artigo sobre a origem das expressões "amigos da onça" e "amigos de peniche", que vale a pena ler.

    Pena que tenham contado uma versão incorrecta da origem da segunda expressão, como depois nos comentários se esclareceu. Ainda assim, ficar-se-ão pela estéril versão histórica.

    Sem visitar Peniche e conviver, de preferência gastronomicamente, com os indígenas, por mais discussões que se façam, ficarão sempre longe da verdadeira essência dos Amigos de Peniche.

    Já nos primórdios deste blogue, e atendendo à semelhança de significado com a expressão brasileira, apressei-me a nomear representante dos "Amigos de Peniche" no Brasil.

    E aí Rolando Boldrin, como tem passado, cara?

    terça-feira, dezembro 04, 2007

    Foto enigma

    A foto (infelizmente) não é minha. Ao ritmo actual da minha progressão em fotografia, em escassas décadas conto fazer trabalhos semelhantes. Mas não é isso o que me irrita mais. O que sobremaneira me exaspera é ser a foto de Peniche e, sendo eu um jactante explorador da falésia penicheira, não conseguir identificar o local de imediato.
    Para ser no Abalo falta a “boneca”, para ser nos Remédios falta a Berlenga no horizonte, e a Papôa nunca é tão estratificada assim....
    Quem me esclarece este mistério?

    (extraordinária) Foto de Miguel Rita

    Post-All XIV

    Mar Solo

    segunda-feira, dezembro 03, 2007

    Parabéns!!!

    O nome é Silvano Lourenço, é natural de Peniche, e sagrou-se Campeão Europeu de Bodyboard 2007.
    A notícia circula por todo o país nas escassas abertas permitidas pelo monopolizadora imprensa futebolística.
    Mas estou convencido que será o suficiente para quem já deu mostras de saber difundir a amizade penicheira.
    E nesse domínio, estamos na mesma onda!

    Foto de Joaquim Jose FIALHO Martins

    domingo, dezembro 02, 2007

    GOP's


    Serei sucinto.
    Concordo com todas as medidas apresentadas, e chego mesmo a aplaudir algumas delas.
    Gostaria de muito mais, mas a baliza financeira confina a discussão ao domínio das prioridades.
    E aí não tenho qualquer dúvida em apontar a não inclusão ou o menor enfoque dado a dois dos temas emblemáticos deste blogue. Este e também este!
    E já agora sugiro a ainda possível inclusão deste empenho, aqui tão superiormente justificado.

    De mim é tudo, e vocês?

    Ele há cada surpresa....

    Em comunicado divulgado a 28 de Novembro, a Comissão Coordenadora de Peniche da CDU pronunciou-se sobre as GOP´s - Grandes Opções do Plano e do Orçamento para 2008, apresentadas pelos autarcas eleitos da CDU que dirigem a Câmara Municipal de Peniche, presidida pela CDU.

    A avaliação foi positiva!