sexta-feira, setembro 28, 2007

Lucro fátuo

Segundo um estudo da Tecnivest, Peniche tem a lota mais rentável do país.
Que bom.....para o país!

Baleal, O Blog

Durante muito tempo fui leitor assíduo do Arre-Burro, blogue da Associação dos Amigos do Baleal. Tratava-se de um dos blogues mais antigos do concelho e um dos com maior dinamismo e qualidade.
Ali manifestei por várias vezes o meu solidário apoio ao projecto Baleal sem Carros.
O blogue terminou, e na tropelia cíclica da blogosfera a mesma equipa surge agora com um outro projecto, o qual vos convido a acompanhar, ali no outro lado da mais bela baía portuguesa.

quinta-feira, setembro 27, 2007

Whales Autoguide

A Câmara Municipal de Peniche comemora hoje o Dia Mundial do Turismo com várias iniciativas, aqui patentes.

O dia é também marcado pela abertura da versão em inglês do site do Município, esforço importante para a divulgação turística do concelho.

Foi que fiquei a saber que Touril em inglês se pode dizer "stall" e que esta atracção se localiza na vila de Whales Autoguide.....

TOURIL - ATOUGUIA DA BALEIA (STALL – WHALES AUTOGUIDE)

Sic et Simpliciter

Cruzamento de informações

Déjeuner sur l'herbe, Claude Verlinde
Durante uma conferência na Universidade de Columbia, Nova Iorque, o Presidente do Irão, Mahmoud Ahmadinejad, foi questionado por um jornalista norte-americano sobre os direitos dos homossexuais no Irão. «No nosso país não há homossexuais. Não temos esse fenómeno como no vosso país [EUA]», respondeu.

Eu não estaria tão certo disso. O senador norte-americano Ernie Chambers é bem capaz de colocar um deles em tribunal....

quarta-feira, setembro 26, 2007

Caminhar pelo seguro

A Câmara Municipal de Peniche associa-se no próximo dia 30 de Setembro às celebrações do Dia Mundial do Coração com uma série de acções tão saudáveis quanto interessantes.
A iniciativa tem tudo para uma adesão de alma e coração.

Seria oportuno se a programada caminhada no circuito pedonal e urbano contemplasse a rua José Estevão e Largo da Misericórdia, de modo a cada vez mais se afirmar o carácter pedonal daquela zona da cidade.

É claro que os céleres carros que por ali passam vão proporcionar alguns sustos. Mas felizmente o rastreio cardiovascular é feito antes....

terça-feira, setembro 25, 2007

Não há dois sem três...

Depois de largos anos com apenas um jornal local, assistimos no mesmo mês ao lançamento de dois novos jornais em Peniche. O Jornal de Peniche, em formato on-line, já aqui referido.
E o novo Correio Popular, em formato papel, de periodicidade quinzenal e tendo como director o jornalista José Manuel Lourenço.
Falhei o número 1, mas pude ler e apreciar a 2ª edição.
O tema escolhido para a 1ª página foi a polémica do Campo da Torre. O jornal aborda a indignação dos comerciantes, os justificativos dos autarcas e a extremada posição da Presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro, Manuela Farto.
O título escolhido para manchete foi: "Eles estão fartos!".

segunda-feira, setembro 24, 2007

Rua das Couves

Em Várzea de Meruge - Seia, a população cansou-se de pedir ao presidente da Junta que reparasse o piso de uma rua.
Face à apatia do autarca, enveredaram por esta superior forma de protesto.

Outras faces do culto

Hoje sou budista!

(...............)


sexta-feira, setembro 21, 2007

Há Pinturas em Peniche

mais um blogue sobre Peniche.
Tem interessantes pinturas, boas fotos e está cheio de penicheirismo.
Só isso chegaria para o linkar.
Mas para além disso, ainda é de Peniche de Cima....
Foi de lá que retirei este magnífico friso:

Caldeirada de Arte (XVIII)

Edouard Manet, Natureza morta com salmão

quinta-feira, setembro 20, 2007

A Superioridade da Raça (II)

Congratulo-me com a acertada ausência de atitudes racistas em Peniche para com a comunidade de etnia cigana, mas começo a preocupar-me se não estaremos a exagerar na tolerância....

Vem isto a propósito de ontem, dia 19, numa das reuniões de pais na Escola D. Luís de Ataíde, uma bem audível música de fundo invade todo o edifício e decerto grande parte das salas de aula.

Foi já depois de sair que me apercebi tratar-se dos preparativos para mais uma festa no acampamento cigano ali ao lado.

A situação na escola é todavia clara. Os alunos que façam barulho e perturbem a sala de aula são mandados sair, em completo silêncio.

Só assim a aula poderá continuar normalmente, ao ritmo bamboleante dos Gipsy Kings...


16º Passeio Pedestre da Arméria

É já no próximo Domingo, dia 23, que os sócios e não sócios da Arméria - Movimento Ambientalista de Peniche, são convidados a um outro olhar sobre a cidade em mais um passeio pedestre (o 16º) organizado por aquela Associação.
Atendendo a que na véspera se comemora em inúmeras cidades e vilas europeias o Dia Europeu sem Carros, parece-me uma oportuna iniciativa para se calcorrear a cidade sem os nossos carros.
Pena é andarem por lá os carros dos outros...

terça-feira, setembro 18, 2007

Peniche no Mapa (II)

São 83 (oitenta e três!) as cidades e vilas portuguesas participantes na Semana Europeia da Mobilidade 2007, num total de 1835 cidades aderentes em todo o mundo.

A iniciativa este ano decorre entre 16 e 22 de Setembro, sob o tema: " Melhores ruas para todos".
Um dos objectivos da iniciativa é reafectar espaços rodoviários em favor de modos de transporte sustentáveis ou de zonas pedonais.

Peniche teve a sua primeira participação em 2006 , que aqui muito saudei.
Mas os critérios europeus nesta matéria são muito exigentes. Parece que nas ruas pedonais não podem circular carros...

Deve ser por isso que em 2007 Peniche não está no mapa!

sexta-feira, setembro 14, 2007

A superioridade da raça

O artigo intitula-se “Etnicidade Cigana - Auto-Exclusão e Tratamento Diferencial” e é da autoria de João Ferreira Dias, Licenciado em Comunicação Cultural pela Universidade Católica Portuguesa, Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Cultura Afro-Brasileira e autor do blogue Kontrastes, de onde o retirei.
Aconselho a sua leitura na íntegra, mas permitam-me salientar os seguintes trechos:
Auto-exclusão e tratamento diferencial: “...não pretendo considerar cidadãos os elementos da etnia em estudo - entendendo que ao cidadão devem corresponder não só direitos inalienáveis como também deveres cuja obrigatoriedade de cumprimento se lhes impõe...”
Políticas de Realojamento: “As políticas de realojamento em Portugal não estão desprovidas de factores políticos ligados, muitas vezes, à necessidade partidária de preocupação formal face às minorias. É aqui que ocorre o tratamento diferencial, isto é, as minorias étnicas ao invés de ser alvo de segregação tornam-se prioritários. Não é por isso de estranhar que uma boa fatia do realojamento de destine à etnia cigana."..........”se juntar-mos a dificuldade que um jovem nativo português tem para conseguir uma primeira casa. O tratamento diferencial torna-se assim numa injustiça social.”
Auto-exclusão: "...Certo é que, a segregação cigana é na verdade uma auto-exclusão. As manifestações racistas tendem a estar mais representadas na postura social cigana face aos demais do que o inverso. O comportamento social cigano é sempre o de povo superior, não da forma tradicional de soberania racial, mas do ponto de vista mais pragmático -- "o cigano é mais esperto do que o senhor" (entenda-se "senhor" por indivíduo caucasiano). No que concerne às estruturas sociais, os rhom, têm dificuldade em aceitar as definições de normais comportamentais, lidando mal com questões de autoridade, lei e deveres, optando sempre pelo critério da "lei do mais forte"....”
Impunidade Social: "....As normas de comportamento social -- como o respeito pelas liberdades individuais, pelo espaço e conforto do outro -- não estão devidamente apreendidas, pelo que tendem a não compreender as regras de urbanização ligadas ao tratamento do lixo, poluição sonora e limpeza de espaços comuns. À parte disso, a desconfiança gera medo, o medo gera impunidade. É costume verificarmos que os pequenos e médios delitos e desrespeitos praticados por indivíduos de etnia cigana -- que noutros seriam severamente reprimidos -- tendem a passar impunes. .."

Depois de ler o artigo, e ao olhar o modo como os ciganos vendem, dispõem e se instalam ilegalmente, impunemente e indefinidamente no centro da cidade, sou levado a concordar com João Ferreira Dias de que há racismo em Peniche.
É que os ciganos consideram-se superiores!

quinta-feira, setembro 13, 2007

É a Scolaridade obrigatória?

No final do jogo Portugal-Sérvia de ontem o seleccionador nacional, Felipe Scolari, agrediu um jogador sérvio.
Para mim chega!
Pode dar corda aos seus cadarços, pegar o avião com aeromoça e montar um açougue numa qualquer vilória servida pelo trem.
No fim do dia pode jogar ao pebolim para gáudio da torcida.
Este texto tem alguns termos em português do Brasil, que poderão ser menos perceptíveis.
Mas soco..., ah soco é fácil, soco é murro!

quarta-feira, setembro 12, 2007

Maurice Boitel

Foi por mero acaso que em Outubro de 2006 tomei conhecimento da curiosa história dum quadro do pintor francês Maurice Boitel.
Ao "googlar" o pintor, apercebi-me da sua não menos curiosa passagem por Peniche em 1966.
Tal deveu-se a ter sido galardoado com o prémio Francis Smith, que consistiu precisamente numa estadia em Peniche, Óbidos e Lisboa, oferecida pelo Governo Português.
Na sequência desse post, fui contactado pela associação de amigos de Maurice Boitel, que simpaticamente me disponibilizou uma foto duma obra do consagrado pintor, referente à sua passagem por Peniche, que também publiquei.
Fiquei ainda a saber que nessa estadia o pintor escolheu passar a maior parte do tempo em Peniche, tendo acabado por trazer a família, prolongando o tempo estipulado.
Foi cá que um dos seus filhos, que mais tarde se tornou paleontólogo, dedicou grande parte do tempo a estudar as amonites e belemnites.
A mesma Associação deu-me agora conta da morte do pintor, no passado dia 11 de Agosto.
De alguma forma Maurice Boitel também era um Amigo de Peniche.

terça-feira, setembro 11, 2007

Vamos Mudar Portugal?

Já por várias vezes, em vários comentários, foi aqui salientado a isenção política deste blogue.
Dá-me sempre grande prazer esta clarividência dos comentadores.
É por isso, e por todo o respeito que me merecem, que vos dou conta em primeira mão duma alteração a esse posicionamento.
É que depois de ler este manifesto, e as principais medidas propostas, não posso deixar de me declarar simpatizante desta tentativa para Mudar Portugal.

segunda-feira, setembro 10, 2007

Olhó...

Há já alguns meses discutiu-se neste blogue a possibilidade de união de alguns blogues penicheiros, visando um projecto com maior dinamismo e mais visibilidade.
A ideia evoluiu para um Jornal on-line, de tal modo completo e abrangente, que não pude acompanhar a dedicação e empenho que os seus mentores nele colocaram, e que um projecto desta dimensão envolve.
O resultado aí está, o Jornal de Peniche, feito com mestria e teimosia por inconcussos Amigos de Peniche.
Há muito que Peniche o merecia!

Desporto republicano

A vitória da selecção portuguesa frente a Israel no Eurobasket 2007 e a garra da sua congénere de Rugby a cantar o Hino Nacional e na sua esforçada participação no Mundial da modalidade, faz-me acreditar que ainda há desporto para além do Futebol.
Se porém este é o desporto-rei, creiam-me cada vez mais fã dos esforços republicanos.

sexta-feira, setembro 07, 2007

Quem controla os controladores?

O director nacional da Polícia Judiciária determinou uma averiguação, com urgência, para analisar os procedimentos da Direcção de Investigação Criminal da PJ de Braga, nas indagações relativas aos assaltos de quinta-feira a ourivesarias de Viana do Castelo.

Espero a todo o momento a notícia dum inquérito a esta actuação do director nacional da PJ...

Plano de Ordenamento da Reserva Natural das Berlengas

O Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade fez saber que decorre entre 04 de Setembro e 17 de Outubro de 2007, o período de Discussão Pública do Plano de Ordenamento da Reserva Natural das Berlengas.
Os interessados podem, durante o período de discussão pública, apresentar as observações e sugestões que julgarem pertinentes acerca da proposta do Plano de Ordenamento da Reserva Natural das Berlengas, por escrito e durante as horas normais de expediente, nos locais referidos no Aviso 15 146/ 2007 de 21 de Agosto, 2ª série, Diário da Republica.
Durante o período da discussão pública realizar-se-ão duas sessões públicas de esclarecimento, nas seguintes datas:
14 DE SETEMBRO• 21:00 h – Câmara Municipal de Peniche – Auditório do Edifício Cultural
04 DE OUTUBRO• 21:00 h – Câmara Municipal de Peniche - Auditório do Edifício Cultural

quinta-feira, setembro 06, 2007

Luciano Pavarotti - Ave Maria - Schubert

PORTUGAL!!!!

Pela primeira vez (se exceptuarmos uma participação por convite em 1951) Portugal qualificou-se para uma fase final dum Campeonato da Europa de Basquetebol.
Após os três jogos iniciais duma participação esforçada contra os grandes do Basquetebol mundial (entre as quais a Espanha, campeã mundial em título), Portugal logrou passar à fase seguinte entre as 12 equipas de topo...
É decerto o maior feito de sempre do Basquetebol nacional.
E se vos digo isto aqui, é porque só com alguma sorte dariam pela notícia nos media nacionais...

quarta-feira, setembro 05, 2007

Direito à aprendizagem histórica

Não sei precisar o seu início, mas lembro-me que há mais de 40 anos existia na zona da Fonte Boa um bairro clandestino de barracas e casebres que constituía uma autêntica mancha social para Peniche. Após a leitura de mais um dos imperdíveis artigos de Fernando Engenheiro n’ “A Voz do Mar” pude precisar que a demolição desse bairro ocorreu em 1982, com o realojamento dos seus moradores no bairro Peniche III, actualmente designado por Arco-Íris. Devido a esta inclusão habitacional maciça o bairro rapidamente se degradou, sendo foco de graves problemas sociais que motivaram um extenso programa de reabilitação iniciado em 1997, e que obteve relativo sucesso.
A escassos metros da zona onde existia esse bairro, formou-se na última década um novo bairro clandestino, na sua maioria com moradores de etnia cigana e cuja lotação não pára de aumentar.
Apesar de todas as denúncias, ainda nem sequer são visíveis medidas concretas para suster a situação actual.
Só depois se começará a contar mais 40 anos....

Caldeirada de Arte (XVII)

Édouard Manet
Peixe (natureza morta), 1864

terça-feira, setembro 04, 2007

Medidas para o fecho....

O recente reforço dos meios de socorro no concelho de Peniche com mais uma ambulância de Suporte Imediato de Vida, no âmbito da restruturação dos serviços de urgências, é bastante esclarecedora da postura do Sr. Ministro da Saúde face às negociações em curso sobre o encerramento daqueles serviços.
Sempre aqui defendi aquilo que designei por via “não trauliteira” para uma negociação séria desta questão.
Mas era só para uma negociação séria....

segunda-feira, setembro 03, 2007

PSP consola?

Foi na passada sexta-feira que um grupo de crianças e adolescentes de etnia cigana, aproveitando a hora de almoço, entrou nas instalações de várias fábricas na Zona Industrial do Abalo em Peniche, surripiando alguns materiais de menor valor e lançando ameaças às testemunhas em caso de denúncia.
Alguns dos proprietários lesados já confessaram que não irão reportar o roubo, atendendo à inconsequência deste tipo de queixa. Escassas semanas após ter rejubilado com a pronta e vigorosa reacção nacional à destruição dum milheiral algarvio, vejo-me agora desiludido com este comodismo penicheiro face a uma cada vez maior impunidade vigente.