quinta-feira, maio 31, 2007

Top cities do turismo?

O Virtual Tourist é que sabe!


...e é bela!


Esta é a Cidade

Esta é a Cidade, e é bela.
Pela ocular da janela
foco o sémen da rua.
Um formigueiro se agita,
se esgueira, freme, crepita,
ziguezagueia e flutua.

Freme como a sede bebe
numa avidez de garganta,
como um cavalo se espanta
ou como um ventre concebe.

Treme e freme, freme e treme,
friorento voo de libélula
sobre o charco imundo e estreme.
Barco de incógnito leme
cada homem, cada célula.
É como um tecido orgânico
que não seca nem coagula,
que a si mesmo se estimula
e vai, num medido pânico.
...........................................
...........................................
Tanto sonho! Tanta esperança!
Tanta mágoa! Tanta gente!


António Gedeão
( à laia de lembrete para hoje)

Dia Nacional do Pescador (III)


Dia Nacional do Pescador (II)

Dia Nacional do Pescador (I)

quarta-feira, maio 30, 2007

Diferendo protocolar

Levantam-se vozes apreensivas a propósito deste protocolo, entre a Câmara Municipal de Peniche e a URAP, União de Resistentes Antifascitas Portugueses.

Como anti-fascista não posso deixar de concordar com os pontos que são objecto do citado protocolo.

Como penicheiro comungo da apreensão referente à possibilidade da excessiva ocupação da Fortaleza para este fim.

A Fortaleza tem uma história que não se esgota e vai muito além do período negro em que serviu de prisão política ao antigo regime.

O protocolo peca por ser omisso na àrea a destinar a tal projecto e como tal é justificada a apreensão dos penicheiros, que querem continuar a contar com a Fortaleza como um espaço privilegiado da cidade, aberto a uma multiplicidade de projectos futuros.

No que toca à conservação do acervo documental que a URAP se propõe a recolher, referente ao período da Resistência Antifascista, não posso deixar de alertar para esta passagem, deste post de BRC, na Minha Laranja Amarga e Doce: "...Como é amplamente conhecido, a Fortaleza não está próxima do mar, está dentro do mar. Esse elemento, dominante, é altamente hostil quer a qualquer colecção que lá exista dentro, quer à própria edificação, como se vê no seu estado actual. Sendo um dos objectivos dos espaços museológicos o da conservação preventiva dos seus espólios, prolongando a vida dos bens culturais e tratando as causas de degradação, não se percebe como alguma vez se poderá atingir esse desiderato quando escorre água do mar pelas paredes."

Com sucesso díspar...

Hoje foi dia de Greve Geral em dois países.

Aqui mas também aqui.

terça-feira, maio 29, 2007

Caldeirada de Arte (XIII)

A propósito do Festival Sabores do Mar em Peniche, retomo aqui esta série temática, que remonta aos primórdios deste blogue.

Em redor do peixe
Paul Klee

segunda-feira, maio 28, 2007

Mapa de Peniche em 1634 da autoria de Pedro Teixeira

A consolação no seu forte....

Talvez não fosse possível fazer melhor.
A máquina era fraca, o fotógrafo inexperiente e a luz incerta.
Mas não tem importância, para a próxima fica melhor.
Vá lá...não vale a pena ficar aborrecido por tão pouco.
Paciência.
Até que não está assim tão mal...

Projecto Pelamis

Trata-se duma nova tecnologia para converter a energia das ondas.
Usando a experiência adquirida na indústria offshore, o Pelamis tem um output semelhante a uma turbina eólica convencional. O primeiro protótipo à escala real foi construído em 2004 e encontra-se a ser testado nas ilhas Orkney, na Escócia.
Prevê-se que futuros parque de energia das ondas possam consistir de várias máquinas interligadas, sendo a ligação com a rede eléctrica assegurada por um único cabo submarino. Um parque típico de 30 MW ocupará cerca de 1 km2 de oceano, e fornecerá electricidade para cerca de 20 000 habitações.
Com o intuito de implementar e desenvolver a tecnologia Pelamis em Portugal, foi formada em 2005 a Ocean Power Delivery Portugal SA. Nesta primeira fase serão instaladas três máquinas ao largo da Póvoa de Varzim, seguindo-se mais 28 após a conclusão desta primeira etapa.
A foto retrata a fase de montagem do equipamento que está a ser realizada nos Estaleiros Navais de Peniche.

sexta-feira, maio 25, 2007

The name's Lino. Mário Lino.

...aves que gritam em bebedeiras de azul.

Chama-se "pedra filosofal" o evento que a Câmara Municipal de Peniche promove no dia 31 de Maio, pelas 21h30, no auditório do edifício cultural.
Segundo o folheto publicitário, trata-se dum espectáculo de poesia pelo grupo "O Contador de Histórias", em torno da obra de António Gedeão.

Não concordo com a abordagem.

Para mim a obra de António Gedeão sempre foi incontornável!

quinta-feira, maio 24, 2007

Prioridades....

Sejamos realistas!

O fecho das urgências no Hospital de Peniche obedece à necessidade de canalizar o erário público para situações muito mais prementes para a vida dos portugueses.

Nasdtrovia!!!

De entre as novidades da edição 2007 do Festival Sabores do Mar em Peniche, saliento a Travessia Peniche-Berlengas em Natação.
Trata-se duma iniciativa adequada à geografia penicheira e que encerra em si um certo desafio, inevitavelmente ligado ao mar, indicativo do que se pretende que seja a postura do concelho em relação ao futuro.
Parece-me uma escolha feliz do executivo camarário.
Logo agora que são frequentes críticas a uma certa tendência para a esquerda-caviar, não poderia ser mais apropriado tal acompanhamento, perdão...tal empenho nos apoios.

quarta-feira, maio 23, 2007

Berlenga a Reserva da Biosfera da Unesco

Tomei aqui conhecimento da candidatura das Berlengas a Reserva da Biosfera da Unesco.

Para além de dar continuidade às medidas de conservação da biodiversidade, pretende-se tornar o arquipélago auto-sustentável a nível energético e ambiental.

A Câmara Municipal de Peniche irá comparticipar nos investimentos necessários a este objectivo, que em grande parte visa minimizar o impacto ambiental da carga visitante, na sua maioria forasteiros, uma vez que não existe população permanente local.
Pelo princípio do poluidor-pagador, não seria mais justamente atingido esse propósito se o acesso à ilha fosse taxado?

E uma vez que a autarquia penicheira já irá participar nos investimentos necessários, não seria de defender uma taxa de acesso para os residentes do concelho, na linha da adoptada para os visitantes do Castelo de S. Jorge?

terça-feira, maio 22, 2007

Teimosia pedonal penicheira


Haverá melhor oportunidade para testar uma utilização pedonal da Avenida do Mar em Peniche que o Festival Sabores do Mar, onde a zona, forte em restauração, recebe um número acrescido de descontraídos e exigentes visitantes?

segunda-feira, maio 21, 2007

Molhe!

sexta-feira, maio 18, 2007

A localização do riso

Estamos quase em cima da data limite do prazo de 3 meses para que o Munícipio de Peniche dê resposta à proposta de protocolo apresentada pelo Ministro da Saúde, que contempla o fecho das Urgências no Hospital local.
Desde a data dessa reunião, e prosseguindo a via não trauliteira de discussão, o actual executivo tem tentado munir-se dos elementos técnicos que lhe permitam refutar os pressupostos assumidos pela Comissão Técnica, e convencer o Ministério da necessidade da manutenção do serviço de Urgências em Peniche.
Foi também notório o esforço realizado para que todas as entidades lesadas com esta pretensão manifestassem publicamente o seu descontentamento, sendo assumido por toda a região o consenso em torno das ambições penicheiras.
Independentemente do desfecho desta contenda, estou certo que a atitude penicheira sairá prestigiada, demonstrando que a maoria dos penicheiros conseguiu manter uma postura intelectualmente séria neste processo.

Durante 8 anos....




.....12000 metros quadrados ocupados com Amêijoa, Camarão, Mexilhão e Ostra, ao largo de Peniche.

Uma Voz do Mar diferente...



Foi notório o tom amargo, na nota com que o Professor Seara deu por terminadas as suas funções como Director da Voz do Mar.
Nesta conversa penicheira, José Maria Anjos Costa comenta e perspectiva o futuro do jornal.

Pelos Caminhos ao Sabor do Vento....

...é o título do 15º Passeio Pedestre da Arméria - Movimento Ambientalista de Peniche, que no domingo, pelas 9h30, partirá dos Bolhos (Igreja de Santo António) rumo ao Olho Marinho, atravessando o Palnalto das Cezaredas. Trata-se dum passeio gratuito, sem necessidade de inscrição prévia e com chegada prevista para cerca das 15 horas.
É mais uma louvável iniciativa da Arméria para dar a conhecer uma das mais belas paisagens naturais da zona e fomentar a sua preservação.

quinta-feira, maio 17, 2007

40 000 ???

Cada vez é mais notória a convicção das promessas assumidas em campanha eleitoral.

Controlar é preciso!

Em causa estão as inúmeras reclamações referentes a ruído e não só, como também questões de saúde pública e qualidade ambiental.
Segundo o Município de Peniche: “O número de indivíduos desta população que actualmente existe em Peniche é um problema que se generaliza um pouco por todos os grandes centros urbanos do litoral, não só em Portugal mas também um pouco por todos os países costeiros Europeus. Esta situação deve-se ao facto de possuírem vantagens competitivas.....e elevada capacidade adaptativa......”
Estou totalmente de acordo em que, para reduzir os incómodos causados, a Câmara Municipal de Peniche tenha de adoptar medidas minimizadoras dos impactos negativos causados por todas as populações que obedeçam aos pressupostos anteriores, como é o caso das indefesas gaivotas.

quarta-feira, maio 16, 2007

Com 10 meses, 67 cm, 9 kilos....

....é possível obter uma licença de porte de arma, no estado norte-americano do Illinois.

- Gu-gu, tá-tá, pum-pum-pum......

A corrida mais louca da cidade

Cada vez é maior a aposta das cidades em promover e incentivar o uso de transportes não motorizados.
Exemplo disso é esta iniciativa promovida pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha e Centro de Juventude, que pretende dar a conhecer a cidade sobre rodas, mas sem motor. Esperam-se participações em bicicleta, skate, patins, carros de rolamentos, carros a pedais, entre outros.
É já no próximo domingo, numa avançada cidade perto de si.

terça-feira, maio 15, 2007

Visão Bairrista

Foi em tempos um bar, que nos seus primórdios cheguei a frequentar com agrado.
Entretanto foi-se degradando, descaracterizando e rodeando de anexos proporcionando uma má imagem à entrada da cidade, e como sabem não há muitas entradas por aqui.
Foi agora removido com considerável acréscimo da beleza para toda a zona.
Bom trabalho!
Haverá mais barracas na cidade a pedirem igual tratamento ou trata-se duma acção específica para traineiras?

Saudosismo pedonal

Relaxe e corrosão

sexta-feira, maio 11, 2007

Primeiro a inclusão legal...

Hoje às 21h30m, no Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche, irá ter lugar um colóquio sobre Exclusão Social, organizado pelo projecto Maré-Alta II e pela Escola Secundária de Peniche.
O evento conta como convidados várias técnicos ligados a projectos de índole social e à integração de minorias étnicas.
O projecto Maré Alta II é financiado pela Programa Escolhas e tem como elementos do consórcio a Adepe, a ACISP, a Câmara Municipal de Peniche, a CerciPeniche e o Centro de Saúde de Peniche.

À mesma hora, não muito longe, e em evento que se prolonga pela noite dentro, decorre um casamento cigano no acampamento no centro da cidade.
Os festejos decorrem em barracas clandestinas recém construídas, e que a fiscalização camarária não conseguiu impedir.
A estridente instalação sonora tem várias denúncias junto da PSP, mas ainda assim perdura, como ontem, até cerca da uma da madrugada.

O primeiro passo para a resolução de exclusão social passa necessariamente pela inclusão legal destas minorias.
Ao permitir que prevariquem deste modo e que impunemente actuem à margem da lei é a própria Câmara e a PSP que contribuem para a sua marginalização.
E por muito que a restante população seja tolerante, este laxismo, esta impunidade, só contribui para acentuar uma clivagem entre etnias.

É minha opinião que a garantia do cumprimento da lei nestes casos, contribuiria mais para a inclusão social e a coexistência pacífica que o colóquio publicitado!

Crime...disse ela, claro!

Poderia ser por (nalguns casos) terem menos compleição física...
Ou por usarem aquelas acessíveis malas à tiracolo...
Ou ainda por transportarem mais adornos de valor...
Mas não! Engano meu. A PSP esclareceu-me!

"AS MULHERES, SÓ POR O SEREM, APRESENTAM RISCO ESPECÍFICO."

quinta-feira, maio 10, 2007

De 1 a 10 de Junho

Já vai na 8ª Edição o Festival Sabores do Mar em Peniche.
No ano passado muito se expectou, falou e criticou sobre a mudança de figurino e de datas.
O certo é que com mais ou menos tasquinhas, com artesanato aqui ou acolá, em Junho ou em Setembro, o evento cá se vai enraizando, prestigiando Peniche, os seus saberes e sabores.
É inevitável que este ano surjam novas críticas.
Aliás, prevejo mesmo que chegará ao ponto de haver Xutos e Pontapés....

Mayday...Mayday...Mayday

Agora sim, não restam mais dúvidas, a opção Ota tornou-se irreversível.

quarta-feira, maio 09, 2007

808 25 25 25

Após mais este êxito do governo de Sócrates, aguardo expectante o lançamento duma nova linha telefónica denominada Política 25 (808 25 25 25). Será uma linha onde todo o utente possa ver esclarecidas dúvidas em relação a eventuais sintomas de défice democrático, corrupção política e também receber informações gerais sobre a actuação do governo ou saber qual o seu deputado mais próximo.
Será um serviço em que os portugueses poderão confiar. Os funcionários serão do melhor que há em Portugal, o que irá permitir modernizar a democracia nacional.
Será uma linha para servir o cidadão, aconselhando-o. Será uma voz tranquila e amiga que, com muita facilidade, o cidadão tem ao seu dispor, mas que não resolve, não melhora, nem prescreve terapêutica...

terça-feira, maio 08, 2007

Tecnologia do Mar

A Nazaré já não é só tradição....

Intervenção agendada

É justo reconhecer que o mail que endereçamos à Câmara Municipal de Peniche, denunciando a situação da construção de uma barraca de grandes dimensões no bairro clandestino na Zona Central da Cidade de Peniche, recebeu pronta resposta, tendo sido agendada para hoje de manhã uma intervenção da fiscalização.
Vamos todos estar atentos.

Eco.

Numa discussão que durou vários anos, parece finalmente consensual que as embalagens para alimentos líquidos, vulgo Tetra Pack, devem ser colocadas no contentor amarelo do ecoponto.
Grande parte da simbologia dos ecopontos ainda não está actualizada, nem tão-pouco as indicações das próprias embalagens, que aguardam rotação de stocks.
Ainda assim, já nada nos impede de fazê-lo bem.
Quanto ao tempo que levou até que as várias instituições envolvidas chegassem a um consenso, não deixou de me provocar um sorriso. Claro está, amarelo!

segunda-feira, maio 07, 2007

Bons augúrios

"...O porta-voz do PS, Vitalino Canas, recusou este domingo tirar "qualquer conclusão nacional" da vitória do social- democrata Alberto João Jardim nas eleições regionais antecipadas na Madeira, reiterando que a Lei das Finanças Regionais não será alterada. "

Sendo assim, estou ansioso para que o vencedor tome posse e possa de novo resignar.

Há lá algo mais folgazão que a campanha eleitoral madeirense?

domingo, maio 06, 2007

Nº1 do Ranking Mundial

É injusta a primazia que é dado ao Futebol na informação desportiva nacional.
Não que este blogue Vanessa.....

sábado, maio 05, 2007

Peculiares Relaxes (V)

Cadaval Cimeiro (Serra da Lousã)

sexta-feira, maio 04, 2007

"....participar no debate do futuro".

Hoje iniciou-se a construção de nova barraca, no bairro clandestino na Zona Central da Cidade de Peniche, perto da Escola D. Luís de Ataíde.
Tal só merece destaque pelas proporções e meios humanos envolvidos na obra, que em muito ultrapassam o que tem sido habitual na zona.
Não há qualquer hipótese de falhar a qualquer fiscalização.
Por me parecer que a resolução deste caos urbanístico começa precisamente pela contenção da laxismo existente, entendo que a situação reportada será sintomática do empenho que o actual executivo está a colocar na resolução deste imbróglio.
Por tudo o que disse, já me apressei a dar conhecimento desta situação à CMP.
É assim que exerço o meu "sentido de pertença que se traduz num sentido de responsabilidade" e "manifesto o meu patriotismo penicheiro e um compromisso assumido com o seu desenvolvimento".

Não posso evitá-lo. Sou de Peniche!

"Entre o Mar e a Terra"

Esta excelente fotografia aérea do Farol da Berlenga até que poderia servir de aperitivo à promissora exposição promovida pela Câmara Municipal de Peniche, sobre Fotografia Aérea da Costa Atlântica Portuguesa, que hoje se inicia no Edifício Cultural.

Os valores conhecidos de Carmona

Um ano de Blogue!

Hoje o "Amigos de Peniche" comemora o seu primeiro aniversário.
Agradeço a todos os que por aqui têm passado e sobretudo aos que têm comentado.
Porque é dia de festa, houve até quem insistisse em nos cantar os parabéns...'>.

quinta-feira, maio 03, 2007

Peculiares Relaxes (IV)

Trilho das Cascatas
Vila de Rei

Tratamentos para a Madeira

Na Dyrup recomendaram-me o Bondex.
Segundo eles, não fissura, nem escama. Todas as cores podem ser misturadas entre si, possibilitando a obtenção de tons intermédios.
No caso de madeiras já pintadas ou envernizadas, é preciso remover todo o revestimento por lixagem, raspagem ou "queima".
Já na Robbialac aconselharam-me o Cuprinol.
Segundo esta marca "a madeira é um material natural largamente utilizado. Nas suas centenas de variedades, ela é tão forte e versátil como decorativa. Mas é também vulnerável ao ataque da humidade, de plantas e de animais, podridão seca e húmida, térmitas, caruncho .... as ameaças são diferentes em diferentes partes do mundo e em diferentes climas, mas os resultados do ataque são semelhantes. "

Hesito.
Vejo a Madeira em tão mau estado que não sei se vale a pena preservá-la!

quarta-feira, maio 02, 2007

Fiscalização marginal

A zona da estrada marginal sul em Peniche, possui uma das mais deslumbrantes paisagens da costa portuguesa.
Contudo, é cada vez maior o número de casinhas, casebres, casinhotos, barracas, anexos e quejandos que por lá vão proliferando, entre a estrada e a falésia.
Apesar de algum cuidado na camuflagem, para quem passa mais próximo é notório um aumento significativo desta clandestinidade urbanística, idêntica à que grassa em muitas outras zonas da cidade e que tanto se tarda em conter.
Mais do que resolver problemas, a boa gestão autárquica é aquela que os evita...