sexta-feira, março 30, 2007

Será que é muita areia....

Confesso que nunca percebi muito bem o que se passou com as obras de ampliação do Porto de Pesca de Peniche.
Concluída há já alguns anos, a ampliação do porto obrigou a remoção de milhões de metros cúbicos de areias, que para além de terem transfigurado completamente a Praia do Molhe Leste, colocaram durante largos meses umas dunas postiças à entrada da cidade. Foi um preço a pagar por uma obra fundamental para a cidade.
Só que, apesar desse esforço titânico, e sem que a nova zona do porto tivesse sido devidamente integrada, a dragagem foi retomada e a remoção de areias por lá continua a bom ritmo.
Sou só eu a notar, ou parece que algo falhou?

quinta-feira, março 29, 2007

Nostalgia fluvial

Gosto muito do mar de Peniche, mas há dias em que sinto a falta de um Rio.

quarta-feira, março 28, 2007

O fracasso pedonal de Peniche - reflexão

Os últimos 5 posts dão conta de 3 situações flagrantes onde o uso pedonal de certas vias deveria ser assegurado.
É objectivo deste blogue, não só denunciar situações incorrectas, mas também opinar na procura de vias que possam induzir à solução para os casos reportados.
Deixo aqui a minha modesta contribuição, incentivando os leitores deste blogue, principalmente os que aqui tem comungado da indignação, a deixarem a sua participação naquilo que pensam ser a solução para os problemas apresentados.
  • Rua José Estevão - Proibição absoluta do estacionamento na rua e largo. Colocação de pino móvel, com acesso por chave para situações de emergência, bombeiros, etc.. Permitir um acesso de serviço, até às 11 horas da manhã, exclusivamente para cargas e descargas dos estabelecimentos comerciais. Fazer com que a PSP efectivamente multe todos os prevaricadores, sem excepção.
  • Caminho marginante da barragem - Acesso limitado por pino móvel (robusto!) com acesso por chave para os serviços técnicos da barragem. Aqui reconheço que se coloca o problema da serventia agrícola. Contudo a rede de caminhos na zona é razoavemente densa, penso que com pequenas intervenções, ainda que obrigando a um aumento do trajecto, se conseguiria acessos alternativos sem recurso ao caminho marginante que, lembro, antes da barragem também não existia. Fazer com que a GNR efectivamente multe todos os prevaricadores sem excepção.
  • Baleal - Neste caso, devido ao razoável número de moradores e aos estabelecimentos de hotelaria, só com um controlo permanente se conseguiria conter a situação. Como o problema se coloca sobretudo em época balnear e durante o dia, poderia ser resolvido com uma cancela e posto de controlo à entrada do paredão de acesso, posto esse que poderia ser o mesmo que já faz o controlo do parque de estacionamento da praia do Baleal. O acesso à ilha seria então pago, excepto para moradores devidamente autenticados, ou clientes da hotelaria. O pagamento serviria para o acesso, mas também permitiria o estacionamento no lado da ilha até um limite previamente estabelecido e controlado.

O fracasso pedonal de Peniche - V

Esta foto e a anterior, ambas do Baleal, foram enviadas por um leitor do blogue, demonstrando que há muito que a indignação tem conduzido ao registo deste tipo de situações.

O fracasso pedonal de Peniche -IV

Baleal no Verão.
Outro dos locais onde o fracasso pedonal é mais clamoroso.

O fracasso pedonal de Peniche - III

Vai sendo cada vez mais raro, mas de vez em quando ainda se encontra um peão a circular, na pedonal rua José Estevão.

terça-feira, março 27, 2007

O fracasso pedonal de Peniche - II

Estado em que se encontra a limitação de acesso ao caminho marginante da albufeira da barragem de S. Domingos, junto ao Centro de Canoagem do Oeste.

O fracasso pedonal de Peniche - I

Estado em que se encontra a limitação de acesso ao caminho marginante da albufeira da barragem de S. Domingos, junto ao paredão.

segunda-feira, março 26, 2007

Surriada

Deixo-me sempre aspergir pelos “Salpicos de Maresia” que Mariano Calado nos atira, na sua crónica na “Voz do Mar”.

No nº 1201 de Março, diz assim:

“...Falei em arrogância. Aí está uma situação que define uma pessoa mal educada. Por vezes a arrogância esconde uma inferioridade, uma incapacidade. Um homem é arrogante porque se sente superior. Mas o “sentir-se superior” não lhe dá a qualidade de saber mais que os outros. Pelo contrário. Sente-se assim, porque sente que de mais não é capaz. E tem, então, necessidade de forjar uma máscara de superioridade. Esses homens, afinal, são uns infelizes. Além de inúteis. Além de nocivos. Além de peças enferrujadas que emperram a máquina do progresso e que não favorecem a pureza da humanidade.”

Apesar da maresia, continua bem lubrificada a pena de Mariano Calado.

Portugal 2 - Irlanda do Norte 1

Foi por um golo que a selecção portuguesa de Futebol de sub-17 não conseguiu o apuramento para o Europeu, apesar de ter vencido a selecção da Irlanda do Norte por 2-1, no sábado à tarde em Peniche.

A população de Peniche acorreu em grande número e proporcionou apoio efusivo à nossa selecção, não faltando por todo o lado o colorido das cores nacionais.

Presente também o fair-play e civismo nos aplausos aos adversários quando das subsituições.

Portugal não passou, mas a participação penicheira decerto ficou apurada para mais eventos deste tipo.

sexta-feira, março 23, 2007

Peniche Capital da Onda

Esta nortada que se faz sentir na cidade mais ocidental da Europa, decerto proporcionará um bom espectáculo, amanhã(12h30) e depois(12h00), na 1ª Etapa do Campeonato Nacional de Funboard 2007.
A prova decorrerá na praia do Baleal ou nos Supertubos, conforme a que apresentar melhores condições na altura da prova, no que é uma das mais-valias de Peniche na prática deste tipo de modalidades.

O evento tem o apoio da Câmara Municipal de Peniche, que diz inserir esta actividade na afirmação da cidade como Capital Nacional da Onda.

De facto "Onda" é mais abrangente que "Surf" e nessa perspectiva parece mais feliz esta designação, que tanto acrescenta à discussão e sondagem que temos fomentado neste blogue.

quinta-feira, março 22, 2007

Obras num dos "cotos" da Av. Paulo VI

Decorrem hoje as obras de colocação de iluminação pública na faixa separadora central da Avenida Paulo VI, junto ao Mercado de Peniche. Fazia falta. Melhor ainda se, alternando com os candeeiros e aproveitando a logística do equipamento, se procedesse também à plantação de algumas árvores, que decerto muito contribuiriam para o embelezamento da zona.
Para quem não esteja a ver qual é a Avenida Paulo VI, é aquela em que o pequeno troço inicial fica junto ao Mercado, o pequeno troço final junto às piscinas, e no meio tem um extenso bairro de etnia cigana...

Cada vez mais "Peniche cidade do Surf"

quarta-feira, março 21, 2007

Começa hoje, agreste, a Primavera


Lagosta Suada à Moda de Peniche

Junte num tacho de barro a manteiga, as cebolas às rodelas, os alhos esmagados, o louro, e os tomates pelados. Lave bem as lagostas e corte-as em cru, vivas, pelos nós, sobre um recipiente para aproveitar todo o líquido que escorrer. Retire a tripa de cada bocado, tire as patas e corte ao meio, longitudinalmente o cofre da lagosta, extraindo-lhe o estômago. Deite no tacho todos os bocados da lagosta, regue com azeite, o líquido que escorreu e o vinho branco e tempere com a salsa picada, o sal, a pimenta e o colorau. Leve o tacho tapado a lume forte, sacudindo-o bem para misturar bem todos os ingredientes. Baixe o lume quando levantar fervura, e deixe ferver lentamente, agitando-o várias vezes. Passados 45 minutos adicione o vinho do Porto, verifique o sal e tape, deixando cozinhar durante mais 15 minutos.

Para além deste gracioso know-how, posso ainda dar a mão-de-obra, mas não abusem vá, alguém que no mínimo avance com os víveres....

O nosso "papel" no mundo

A ecologista queniana Wangari Maathai, galardoada com o Prémio Nobel da Paz em 2004, desafiou a população mundial a plantar mil milhões de árvores em 2007, tendo Portugal contribuído até agora com 1.749 exemplares.

terça-feira, março 20, 2007

Mar de hoje em Peniche, por Jan Toorop

Eleita "Peniche, Cidade do Surf".

Brevemente irei encerrar a sondagem que corre na sidebar, sobre a imagem de marca para Peniche.
Duas hipóteses granjearam maior simpatia, num total de mais de 120 votos em cerca de 20 dias.
Confesso que votei vencido!
A marca Peniche Cidade do Mar foi batida pelo slogan Peniche Cidade do Surf. Foi um honroso e distanciado vencedor.
Do que aqui foi debatido no início da sondagem, e das excelentes colaborações de alguns leitores, ficou provado que são estas duas marcas as com maior aceitação, sendo a marca Surf aquela que apresenta um maior potencial diferenciador para Peniche, conforme os argumentos apresentados, aos quais acabei por me render.
Foi esta discussão e seus resultados que motivaram o PX, do Península de Peniche, a eleger o Surf e suas variantes como tema fundamental na excelente renovação que fez no seu blogue, acrescentando uma série de informações, links e outros utilitários, que tão bem servem Peniche nesta assumida vocação.
Só posso pois terminar com uma foto ilustrativa dessa modalidade.
E o que é aquilo ali por baixo da prancha?????
Ah...claro, é o MAR!

segunda-feira, março 19, 2007

POR:::TU::::GAL!!!!

Para que não pensem que sou de todo insensível ao Futebol, aqui publicito uma iniciativa que faço questão de acompanhar, e da qual tive conhecimento pelo site da Autarquia.

Absolutamente a não perder, dia 24 de Março pelas 15 horas, o Portugal-Irlanda do Norte, no estádio do GDP em Peniche.
A entrada é livre.
Era bom que estivéssemos lá muitos, ou não fossem os penicheiros dos melhores portugueses que por aí há.

Enleio

Constatei feliz o grandioso apoio que os adeptos do Benfica proporcionaram à vitória do Sporting, no sábado nas Antas.
Chego a comover-me com tal manifestção de abnegação, altruísmo e coerência.
Só mesmo na política podemos encontrar outro grupo que se pauta pelos mesmos valores.
Não admira por isso que haja tanta cumplicidade entre estas duas realidades.

Tal e Qual

O fracasso pedonal de Peniche foi notícia na edição da passada sexta-feira do semanário Tal e Qual.
Com ilustração das obras do Campo da Torre, a notícia dá conta do insucesso da PSP e Autarquia em conseguir manter o uso exclusivamente pedonal da rua José Estevão e com isso lança dúvidas sobre o destino das novas calçadas que substituem o asfalto nas ruas da zona velha, alvo de projecto de reconversão.
O bom jornalismo passa também pela boa escolha de fontes, e ao apoiar todo o artigo num bogue bem informado, conseguiu-se informação rigorosa, pertinente e actual.
Ah.....já me ia esquecendo, a fonte a que se faz referência vem também devidamente identificada: http://amigos-de-peniche.blogspot.com/

sexta-feira, março 16, 2007

Rosicler

colecção privada, jp 1978, remix

Magna Carta Peniche 2025

Eis-nos aqui com a possibilidade de, no local próprio, tentar opinar sobre o Desenvolvimento Futuro de Peniche, mantendo o apetite que este blogue tem tentado desenvolover.

quinta-feira, março 15, 2007

Romanes Eunt Domus

Na exortação apostólica pós-sinodal sobre Eucaristia, Sacramentum Caritatis, Bento XVI reafirmou a necessidade de celibato para os sacerdotes e a proibição dos divorciados receberem a comunhão. O papa considerou ainda como uma verdadeira praga o segundo casamento de pessoas divorciadas e manifestou-se contra o aborto, o casamento entre homossexuais e a eutanásia. Defendeu ainda um maior uso do latim nas eucaristias, que deverão passar a ter maior sobriedade.
Vou ter que rever a matéria!
Felizmente que ficou para a próxima exortação a queima dos videos apócrifos...
.

quarta-feira, março 14, 2007

A "gazeta" das Caldas

Segundo o Oeste Online, nas Caldas da Rainha já se debate energicamente a possível perda do Serviço de Ortopedia para o Hospital de Peniche após a agregação (não era fusão???).
O director clínico do Hospital das Caldas da Rainha, Manuel Nobre, acha mesmo que: "... a dimensão do Hospital de Peniche “foi uma aberração”, tendo em conta que foi criado tão perto das Caldas...."

Aliás o município caldense prepara-se para fechar a praça do peixe, criada tão perto de Peniche, a praça de touros, tão perto da de Santarém, e o posto de turismo, tão perto do de Óbidos.

Na próxima Assembleia Municipal irão debater o caso de Portugal, fundado aqui tão perto de Espanha...

Verdes anos

colecção privada, jp 1978

terça-feira, março 13, 2007

Barcos arredados

colecção privada, jp 1978

Proposta à la minuta

Já se encontra no site da CMP a proposta de Minuta de Protocolo entregue pelo Sr. Ministro da Saúde ao Sr. Presidente da Câmara Municipal em audiência de 8 de Março.
No Minha Laranja Amarga e Doce, já brc desmontou e bem toda a falácia deste alvitre ministerial.
Sou da mesma opinião com uma única excepção.
Seria de aproveitar a intenção da inclusão da especialidade de oftalmologia no Hospital de Peniche, prevista no ponto 4º.
É que estou de crer que suscitarão algumas mazelas quando se projecta assim tanta areia para os olhos duma população.

segunda-feira, março 12, 2007

(G)anza (N)ão (R)eportada

Face a alguns casos reportados de agentes da GNR a consumir bebidas alcoólicas em tempo de serviço, cumpre-nos registar que o problema da ingestão de álcool parece estar mais ultrapassado.

Lembrando Lou Reed

I say, hey babe, take a







Ruído das lamentações

Aproveitei a solarenga manhã de sábado para um passeio no planalto das Cezaredas.
Sempre gostei deste pedaço de área natural aqui tão perto de Peniche, e que na sua vertente selvagem só tem equivalente no Arquipélago das Berlengas.
Deixei a poluente viatura na Serra d’el Rei e subi a encosta. Mudou muito esta zona desde a minha última visita. Abriram-se novos estradões vruumm..vruumm..., que ligam todos os acessos aos geradores eólicos vruumm...vruumm..., devidamente identificados com marcos com o número da respectiva torre. São imponentes essas torres que suportam os geradores vruumm...vruumm..., e impressionante a amplitude das pás das hélices vruumm...vruumm..., mais o seu rotativo som.
Embrenhei-me mais no miolo da vegetação e constatei que há locais vruumm...vruumm..., que em certos enquadramentos vruumm...vruumm..., com um pouco de sorte vruumm...vruumm..., quase não se dá pelas torres.
Sempre fui adepto das energias renováveis e de todos os esforços tendentes a um desenvolvimento sustentável. Mas no fim do passeio vruumm...vruumm..., escutei mais atentamente vruumm...vruumm..., e dissiparam-se-me as dúvidas.
Há um lamento de fundo em todo o maciço.

sexta-feira, março 09, 2007

Que se fundam, disse o Ministro.

Segundo o Oeste Diário, uma das propostas do Ministro da Saúde para a resolução do encerramento das urgências de Peniche, passa pela fusão dos Hospitais de Peniche e das Caldas num denominado novo Centro Hospitalar, em que os casos urgentes e emergentes de Peniche são encaminhados para o Hospital das Caldas da Rainha.
Espero que também incluam nesta fusão a Corporación Dermoestética, conceituada especialista em operações de cosmética.

Urgências sim, dinheiro não. Ou vice-versa...

Ouvi ontem na Antena 1 as declarações do Presidente da Câmara Municipal de Peniche à saída da Reunião com o Ministro da Saúde.
Percebi a vitória por ser possível manter tudo como está, mas também notei uma inflexão sobre se será essa a melhor solução para Peniche.
Será que percebi mal?

Fábrica de conservas


quinta-feira, março 08, 2007

O que a memória conserva

Numa cidade onde já consta homenagem ao pescador e à rendilheira, soa injusta a lacuna para com a valorosa e esforçada contribuição da operária fabril penicheira, que tão arduamente tem contribuído para o progresso da cidade.
No Dia Internacional da Mulher, é para ela a minha reconhecida homenagem.

Cedência de terrenos

Segundo o Oeste Online, a Câmara Municipal de Peniche vai ceder terrenos para construção de cerca de uma centena de novos fogos para habitação social.
A acontecer, é a primeira vez nos últimos 10 anos que a cedência de terrenos públicos, ou até mesmo privados, para este fim, é feita por iniciativa dos proprietários.

quarta-feira, março 07, 2007

Iodo e Maresia

A propósito da disputada sondagem que decorre na sidebar, trago-vos hoje (mais) uma excelente foto de xf e um apropriado poema de Ângelo Roque.

Poemar...

Peniche, cidade do mar
Põe na faina sua raça
De tanto pescador suar
Salgou o mar que a abraça

Nas ondas que a bordejam
Transmite-se a emoção
Há dias de calmaria,
Outros de vaga, cachão

E quando as ondas enrolam
Já prestes a rebentar
Vem gente de todo o mundo
Na sua crista dançar

No rasto por onde sulcam
Soltam iodo, maresia
Da espuma, brotam rendas
Do seu aroma, poesia



terça-feira, março 06, 2007

10000 visitas....


Algures durante o dia de hoje o sitemeter do "Amigos de Peniche" ultrapassou as 10000 visitas. Aos leitores habituais incito a mais intervenção e provocação.
Aos ocasionais, que não se esqueçam de voltar.
E a todos agradeço a participação e a cumplicidade ao longo destas mais de 300 "postas"....

segunda-feira, março 05, 2007

4º Open Internacional Cidade de Peniche 2007

Irá decorrer no próximo dia 31 de Março em Peniche a quarta edição daquela que é a única prova de Taekwondo realizada no nosso país a ser composta por todas as vertentes desta modalidade.
A prova será realizada no Pavilhão gimnodesportivo da E. B. 2, 3 Dom Luís de Ataíde.
As entradas terão o valor de 2.50€ por pessoa.
Confesso não ser grande adepto de artes marciais, mas reconheço o papel saudável que qualquer actividade desportiva tem na educação da juventude.
Esta prova vai mais longe ao reverter a receita das entradas do público para o Centro de Acolhimento de Crianças em Risco - O ACONCHEGO.
Vale por isso toda a modesta publicidade que aqui lhe possamos dar:
PROGRAMA DA PROVA
30 de Março
* Chegada das equipas estrangeiras a Peniche
* 19.00H – Recepção das equipas no Auditório da Câmara Municipal de Peniche
* 20.30H – Jantar de boas vindas e Briefing

31 de Março
* 08.00H – Chegada das equipas ao Pavilhão Dom Luís de Ataíde
* 08.30H – Pesagens para as provas de Kyorugui
* 09.00H – Cerimónia de abertura do Open e apresentação das equipas
* 09.15H – Inicio da prova com POOMSAE, HO SHIN SUL e KYOKPA.
* 12.00H – Entrega de prémios
* 14.00H – Reinício da prova com a competição combate KYORUGUI
* 19.00H – Atribuição de prémios e encerramento.

A força doseada da vaga.

Decorreu no passado sábado a reunião pública em Peniche sobre o encerramento do serviço de urgências na cidade, tendo conduzido à Declaração de Princípio da População de Peniche.
A forma responsável e solidária como todas as forças políticas estiveram presentes, bem como a atitude serena e empenhada da população, deu ao país uma lição de civismo, com a civilidade própria de quem sabe que tem razão.
Parece-me estar a ser correctamente doseada a demonstração da força penicheira.
Continuaremos activos.

sexta-feira, março 02, 2007

Coincidências...

Hoje o dia em Peniche encerrou com o céu assim, exactamente como há 77 anos atrás.

Berlenga virgem

( clique na imagem para ampliar)

Reconhecimento hydrographico do fundeadouro da Berlenga (em frente do "Carreiro do Mosteiro"), executado durante o tirocinio dos Aspirantes de Marinha do 3º ano, sob a direcção do Capitão tenente Hugo de Lacerda coadjuvado pelo 2º tenente Jaime Villa de Araujo, em Agosto de 1900.

quinta-feira, março 01, 2007

Peniche cidade da água?

(foto levianamente surripiada a uma dupla de exímios fotógrafos)

E não é que a Câmara Municipal de Paris teve a amabilidade de participar na nossa sondagem em curso na sidebar, publicitando uma nova hipótese de resposta, que não resistimos a postar.