quarta-feira, janeiro 31, 2007

Peniche em 360º

Para quem ainda tinha dúvidas de que Peniche está repleto de "ângulos giros".
O nome do autor está patente nas fotos, após um qualquer rodopio mais radical.
Ele e o seu escusadamente omnipresente jipe branco....

terça-feira, janeiro 30, 2007

Sondagem

Não há muito tempo publiquei neste blogue algumas perguntas, que apelidei de referendos, sobre questões que considerei pertinentes, relativas a Peniche.
Mas afinal quais são as obras, os projectos, as inovações que os penicheiros consideram os mais prementes para a cidade?
Com a vulgarização do tema referendo, faço hoje o up-grade para o formato sondagem.
Espero pela vossa viva participação e desde já informo que o leque de respostas é aberto, podendo ser ampliado com novas propostas que queiram apresentar.
Hão-de decerto reparar nas designações menos convencionais das respostas apresentadas.
Tal deve-se a não serem aceites certos tipos de caracteres, como o til e o c cedilhado, entre outras, o que limitou a grafia usada.
Quanto a tempo de antena, a caixa de comentários é vossa....

segunda-feira, janeiro 29, 2007

Gu-Gu, Tá-Tá, Jeo-Vah!

Consultei com atenção o excelente acervo de dados estatísticos com que o Governo Civil de Leiria nos presenteia na rubrica Monitorização do Território.
Segui com particular atenção os dados referentes a Peniche.
Porém, o que mais me chamou a atenção abrange todos os concelhos.
Trata-se da percentagem de católicos existentes por todo o distrito, com valores de cerca de 95%, e que nalguns concelhos ultrapassa os 99%.
Que grande predominância!
Uma das minhas grandes felicidades enquanto agnóstico é não ter que passar pela angústia da escolha duma religião a professar. Só dentro do Cristianismo as correntes são inúmeras, e por vezes com pequenas e subtis variações, que vão desde a aversão total ao trabalho no sábado, à recusa terminal em receber sangue, ao jejum e abstinência pascal, à negação do consumo de torresmos ou duma salada de polvo, indo ao cúmulo de se optar pelo não no referendo ao aborto. Tremo só de pensar que se tivesse fé, o quanto penaria por uma escolha consciente e fundamentada nesta panóplia de hipóteses. Se ainda aqui juntarmos o islamismo, o hinduísmo e todas as variações praticadas no Oriente, o leque alarga-se substancialmente. Novas seitas entretanto têm surgido com novas abordagens, algumas deles mais contemporâneas e mais adaptadas ao tempo presente. Também elas deveriam ser em boa hora consideradas.
Calculo que para abarcar todas estas vertentes devam ser necessários vários anos de estudo e reflexão, muito ler, ouvir e viajar.
É por isso que não posso deixar de me surpreender quando a quase totalidade das crianças do Distrito de Leiria na faixa dos 0 aos 14 anos (cerca de 14 % da população total) já logrou optar pelo Catolicismo.

sexta-feira, janeiro 26, 2007

Peniche jornal municipal

Já nas bancas.

Peniche de Baixo em 1800

(clique na imagem para ampliar)

Excerto da Planta da Praça de Peniche de Eusébio Dias Azedo, de cerca de 1800.


São visíveis as Igrejas de S. Pedro (10), de N. Sra da Conceição (11), da Misericórdia (13), de Sta Bárbara(8), de S. António (9) e de S. Marcos (12). O número 17 refere-se a poços públicos e o círculo identificado por 16 é um moinho.

Na Fortaleza identificam-se a Casa do Governador(1), Quartéis (2), Cisternas (3), subterrâneos (7) e uma Porterna(?) para o mar (6).

Identificam-se ainda o Forte das Cabanas (D), o Porto da Investida (R) e o Porto de Revez (Q).

A legenda da letra N, refere uma comporta para inundar o fosso e a letra S refere-se ao fosso que serve de caldeira(?).

As restantes letras respeitam a elementos das fortificações da praça.

Conversas de café

Há manhãs assim.
Em que em vez de seguirmos a nossa habitual rotina, enviesamos para Kontrastes.
Foi por isso que hoje, em vez da habitual e anónima bica, optei por um cappuccino.


quinta-feira, janeiro 25, 2007

Barra de Peniche

Excerto da "Carta Geral que comprehende os Planos das Principaes Barras da COSTA DE PORTUGAL, aqual se refere à carta reduzida da mesma Costa, construida por MARINO MIGUEL FRANZINI, Major do Real Corpo dos Engenheiros em 1811".

Sardinal

Vejo com alguma preocupação o futuro da indústria conserveira em Peniche.
O desrespeito pelos colaboradores é um sintoma indiciador de doença nas empresas.

quarta-feira, janeiro 24, 2007

Not all quiet on the western front....

Ou és tv, ou és internet...
Decide-te!

Estudam-se as respostas....

Parece intencional mas não foi.
No próprio dia em que denuncio o maior problema habitacional da cidade de Peniche, dou com o anúncio para este Seminário no site da Autarquia.
Faço eco do apelo à participação e intervenção de todos os penicheiros.

terça-feira, janeiro 23, 2007

Somam-se vozes de protesto...

Excerto dum artigo assinado por L. Oliveira na “Voz do Mar” edição Nº 1197, com o título “Uma questão de Saúde Pública”, referindo-se ao bairro de barracas ocupado pela comunidade cigana, na denominada Zona Central da Cidade de Peniche

“...............Eu lembro-me ainda do esforço e investimento feito pela câmara de Peniche da época para acabar com o bairro da Fonte Boa, foi uma alegria para a população de Peniche.
Passados anos os diferentes executivos da nossa câmara deixaram este local chegar a este ponto. O actual executivo camarário não é o único culpado da situação, mas tínhamos a esperança que tivesse vontade política e coragem para resolver esta autêntica desgraça na nossa terra.
Será que nós os penichenses estamos destinados a viver indefinidamente com esta aberração e este perigo?
Será que não há gente nesta terra que tenha a coragem para resolver esta vergonha que só nos desprestigia?
Depois do colapso da nossa indústria principal, a pesca, seria expectável que Peniche tentasse desenvolver o turismo, criando condições para atrair pessoas para visitarem a nossa terra, mas com estes exemplos de degradação ambiental e sanitária, não conseguimos convencer as pessoas a sentirem-se bem onde os próprios residentes estão sujeitos a estes perigos.
Penso que chegou a altura da câmara resolver esta situação e pode, certamente, contar com o apoio de todos os penichenses, porque só prestigiaria a nossa terra.”


Sou totalmente solidário com este protesto!

segunda-feira, janeiro 22, 2007

Coincidências....

Saúdo três novas entradas na minha (já vasta) colecção de blogues autóctones.
Do meu lugar, de brc, de onde destaco este maravilhoso poema.
Conversar em Peniche, de José Maria Anjos Costa, um dos mentores do pioneiro e extinto Peniche-Directo, ainda hoje o grande cachão de referência da internet penicheira.
Daqui saliento a profundidade e ternura do olhar do "Quiabá".
Se compararem bem, vão ver que ambos, o poema e o olhar, nos dizem exactamente o mesmo.

Num outro registo, imperdível a selecção de Penicheiros Ilustres, na sidebar do Blog Omnivore**.
*foto de xf
**dica de xixtox

Brejos de Faria

Esta minha ânsia de atalhar pelas moitas levou-me até aqui no sábado.
Parei, rendido.
Não há como as manhãs de sábado para para nos iniciar na plenitude.

sexta-feira, janeiro 19, 2007

Peniche cidade-feira

São várias as vozes em Peniche que se vangloriam da reformulação da Feira Mensal com a passagem para o novo recinto à entrada da cidade, com melhoria da organização, apresentação e captura de receitas.
Partilho dessa opinião, embora muito me tenha custado a ocupação do campo de jogos da minha infância.
Com a vedação do recinto, parece assim estar garantido uma justa cobrança a todos os comerciantes, sem excepção.
Como previ em Junho último, alguns optam por mesmo assim não pagar e não participam. Muitos deles estão decerto associados à crescente invasão de vendedores ambulantes por vários locais de Peniche.
Veja-se a porta sul do mercado aos sábados, o bairro da Caixa, a lateral do Pavilhão Stella Maris, a rua António Conceição Bento, a Prageira, o Largo de S. Paulo, etc..etc..
Toda o sucesso proclamado com a reconversão da Feira Mensal está assim comprometido, assistindo-se a um crescendo da venda clandestina, indisciplinada, caótica e impune por toda a cidade.
No cômputo geral a cidade de Peniche sai a perder!

E Picasso não muito longe....

De 26 Janeiro a 24 Fevereiro irá estar patente em Torres Vedras a exposição "El Contemplador Activo" de Pablo Picasso. No âmbito do Protocolo de colaboração estabelecido entre a Câmara De Torres Vedras e a Fundação D. Luís I, e com o apoio da Fundación Bancaja de Valência, o Edifício dos Paços do Concelho acolhe um conjunto de 56 gravuras da autoria de Pablo Picasso, produzidas entre 1966 e 1968.

quinta-feira, janeiro 18, 2007

Abstraccionismo surrealizante aqui tão perto...

Decorre de 13 a 27 de Janeiro, no Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche, uma exposição do pintor Luís Athouguia.
Para que não se esqueçam de passar por lá, aqui vos deixo.....

Um sopro na Memória
Luís Athouguia

quarta-feira, janeiro 17, 2007

Pormenor da Fortaleza de Peniche

Sempre quero ver quantos comentários receberá esta outra maravilhosa fotografia de Peniche, desta vez e para equilibrar, de Nuno de Sousa...

terça-feira, janeiro 16, 2007

Pormenor das costas de Peniche





Kari Ann Peniche, Miss Teen USA 2002.
O título foi-lhe retirado em 2004 depois duma série de fotos para a revista Playboy, no seio das quais passei penosos minutos, de grande aborrecimento, modorra até, seleccionando uma de entre elas com decência suficiente para figurar neste blogue.
Perdoem-me o indecoro mas foi o melhor que consegui.

(links não fornecidos)

Primeiro de 4 Hotspots, inaugurado hoje em Peniche

Englobado na semana Peniche Onda Digital, já pode a partir das 10h00 de hoje tomar o seu café na Praça Jacob Rodrigues Pereira, saboreando gratuitamente uns "Amigos de Peniche".




Foto de Raul Losa

segunda-feira, janeiro 15, 2007

Novo Portal do Município inaugurado dia 17.

Conforme noticiado no site da autarquia, depois de amanhã dia 17 de Janeiro já poderá ter acesso ao novo portal do município.
A não ser que seja leitor do Amigos de Peniche e queira ver já hoje.

Peniche de Cima em 1800


(clique na imagem para ampliar)

Excerto da Planta da Praça de Peniche de Eusébio Dias Azedo, de cerca de 1800.
São visíveis a Igreja da Ajuda(14) e a Capela do Calvário (15).
O número 17 refere um poço público, no local ainda hoje conhecido por Pocinho.
Os círculos identificados por 16 são moinhos, dos quais sobram hoje vestígios de 2, um em ruínas no topo do Quebrado e outro convertido em habitação junto à "escola do filtro".
A letra "c" diz respeito a um reduto e flechas para defesa do Portinho de Areia Norte (V) e as restantes letras referem-se a elementos das fortificações da praça.

sexta-feira, janeiro 12, 2007

Ou SIM ou .....paninhos quentes.

Aflige-me a contagem de espingardas a que se assiste por todo o país entre os adeptos do Sim e do Não no referendo ao aborto e das eventuais consequências que uma dicotomia assim tão afinada poderá provocar num povo tão adepto de sopas, mas tão pouco dado a alterná-las com a afirmativa.
Admiro-me até que não tenha sido aprovado um modelo de referendo mais adaptado à prática de brandos costumes e incólumes infracções a que o país se tem acostumado, do tipo:

Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?

Sim.

Sim, mas só nos casos realizados em conceituadas clínicas de Espanha.

Sim, excepto quando tenha prescrito.

Sim, depois de esgotados todos os recursos para instâncias
superiores.

Sim, desde que não haja providência cautelar que o impeça.

Sem problemas pá. Mas se a malta estiver a perder acrescenta-se uns
minutos de tempo extra com um penaltizinho.

Talvez. Vamos ver...Podem ler a minha opinião no meu próximo livro.

Não e deveria ser dada a possibilidade ao Alberto João de continuar
em funções mais algum tempo.

Não, só nos casos em que for apresentado pela grávida um atestado ético do médico

Não, excepto na freguesia de Valado de Frades.

Vade retro. Valha-nos Deus Nosso Senhor!

Não.



A rotura com este estado de bovinidade só pode passar por uma vitória rotunda do SIM, a qual com todo o meu fulgor desejo e almejo.

quinta-feira, janeiro 11, 2007

Peniche por Maurice Boitel

Em Outubro passado aqui divulgámos um trabalho do pintor francês Maurice Boitel, bem como os meandros da rocambolesca história desse quadro.
Também fizemos referência à passagem do pintor por Peniche em 1966.
Na sequência desse post o "Amigos de Peniche" foi contactado pela MauriceBoitelfriends, na pessoa do seu admnistrador e filho do pintor, disponibilizando uma fotografia dum quadro em que consta uma paisagem de Peniche.
Assim, pela primeira vez em Portugal após 1966, e com compromisso de exclusividade:

O Moinho do Forte da Luz, 1966 por Maurice Boitel

A "Praça" da Tristeza

Gosto de percorrer aos sábados de manhã o Mercado de Peniche.
A imensa profusão de aromas é revigorante e a palete de cores tem reminiscências impressionistas que me cativam.
As obras de renovação deste espaço que sei estarem agendadas, decerto contribuirão para melhorar esta situação.

Ao sair do mercado uma panóplia anárquica de vendedores ambulantes, em condições precárias e em número sempre crescente, anula toda a beleza do local.

Porque é que tem de ser assim?

quarta-feira, janeiro 10, 2007

Magna Carta Peniche 2025

É com planeamento a longo prazo, objectivos definidos e o envolvimento e participação de todos, que Peniche poderá progredir em termos nacionais, recuperando o avanço com que a natureza estrategicamente nos dotou.
Convite aceite.

Acessibilidade ao Novo Parque Urbano.

Decorrem a bom ritmo as obras do neófito Parque Urbano da Avenida Monsenhor Bastos na entrada de Peniche.
Tenho de confessar que não me tenho contido e já por 3 ou 4 vezes que percorro todas as virgens pistas, em pedalada acelerada.
Fantástica a ligação por túnel à zona do Parque de Campismo, permitindo uma vasta área de lazer, tão propícia a uma boa manhã em família.
Para desfrutar deste novo equipamento é preciso chegar lá em segurança e para isso será necessário contemplar a travessia da concorrida Avenida do Porto de Pesca e da Estrada de acesso ao Baleal. Falo duma passagem pedonal e para velocípedes, de dimensão considerável, com toda a sinalética necessária a que o trânsito automóvel pare e permita a todos, miúdos e graúdos, um acesso seguro àquela novel zona.
O sucesso na sua utilização está, quanto a mim, muito dependente da facilidade de acessos, e decorre o momento indicado para se contemplarem estas questões. De igual modo importa ligar neste sistema, a já construída pista pedonal/velocipédica que liga a rotunda inicial do IP6 ao Casal da Vala. Já lá está há muito tempo, mas escassa utilização tem. É que como está, obriga à circulação na referida rotunda, o que longe de ser uma actividade de lazer, configura mais uma situação de desporto radical.

E agora TRUFAS....

Da esquerda para a direita Tuber melanosporum, Tuber brumale, Tuber aestivum e Tuber borchii.

É o que se chama acordar em aflição micológica.....

terça-feira, janeiro 09, 2007

Na vastidão dos steps...

As vastas planícies da Sibéria sempre me fizeram lembrar os ginásios de subúrbio.
Tudo por causa dos steps.

Notícia que n'Expresso clonei...

Com critérios estabelecidos por técnicos credenciados e classificação dado por cinco jornalistas da casa, o Expresso publicou na edição do passado sábado uma listagem das melhores cidades portuguesas.
Peniche aparece em 21º lugar.
Como o próprio semanário admite estas classificações tresandam de subjectividade.
Ainda assim, os parâmetros mais penalizados mereceriam a nossa maior atenção.
É que um dos mais rápidos caminhos para a melhoria é a eliminação dos pontos negativos.

A saber:
Espaços Verdes : 30 pontos em 100 possíveis
Capacidade de Atracção Estudantil: 35 pontos em 100 possíveis
Governança e Cidadania: 40 pontos em 100 possíveis
Desempenho Económico: 40 pontos em 100 possíveis

segunda-feira, janeiro 08, 2007

A Conjectura do Pelaponeso

Demorei a retornar este ano.
Tudo isto por me ter engasgado com uma das passas na passagem de ano.
Não me passou no canal.
Para o ano vou tomar providências.
Festejarei com corintos.

Ai que gozar, ter um post para postar e não o editar.....

Os princípios do ano são propícios a cretinas vocações para a reflexão.
Não comungo dessa tendência para me substituir aos espelhos.
Ciente disso, decidi refractar-me.
Longe de fazer o juízo do ano passado (e que mal eu me sinto falando de juízo), e em especial deferência para a minha meia dúzia de ocasionais leitores, a xf(da foto supra), o xixtox, a sofia, o pp e a horda de penicheiros sanguinários que por aqui passam na esperança de me ver desancar alguém, e que ainda não perceberam que apenas em relação aos actos e factos aqui vão encontrar reparos, única excepção que faço às tradições penicheiras, decidi continuar, porém em rotura fracturante com a prática anterior.
A partir de agora não irão contar com o habitual post diário, tarefa tão libertadora quão castradora de minha liberdade individual, epicurista e poética.
De ora em diante postarei pontualmente, eficientemente e rigorosamente quando calhar, espécie de apoteose de êxtase randómico a que publicamente e solenemente desde já me comprometo.