terça-feira, dezembro 04, 2007

Foto enigma

A foto (infelizmente) não é minha. Ao ritmo actual da minha progressão em fotografia, em escassas décadas conto fazer trabalhos semelhantes. Mas não é isso o que me irrita mais. O que sobremaneira me exaspera é ser a foto de Peniche e, sendo eu um jactante explorador da falésia penicheira, não conseguir identificar o local de imediato.
Para ser no Abalo falta a “boneca”, para ser nos Remédios falta a Berlenga no horizonte, e a Papôa nunca é tão estratificada assim....
Quem me esclarece este mistério?

(extraordinária) Foto de Miguel Rita

11 contributos:

At 4/12/07 23:50, Blogger O caracol da Adelina disse...

Vim aqui para recodar a minha terra que há anos que não a vejo, saí de aí miúdo e tenho saudades.
Estive à pouco no Blog "O Baleal", mas aquilo é uma guerra pior que o Iraque - toca a fugir de medo.
Caro conterrâneo aqui Lagos (um penichense em Lagos)
musicafigosemedronho.blogspot.pt
Vamos trocar algumas impressões sobre nós?
Um abraço

 
At 5/12/07 00:08, Anonymous Anónimo disse...

"Estive à pouco no Blog "O Baleal", mas aquilo é uma guerra pior que o Iraque"

AHAHAHAHA

E o que vale é que é tudo malta educada, se não fosse assim nem é bom de imaginar...

 
At 5/12/07 11:39, Anonymous Anónimo disse...

Caro JP, não tenho certeza, mas a mim esta imagem parece-me localizar-se na curva perto da aquela moradia que foi restaurada. Após a curva e miradouro, isto quem vai da Pâpoa para o Cabo Carvoeiro.
Abraço!

 
At 5/12/07 13:45, Blogger JAM disse...

Parece-me provável que seja nos remédios mas com a camera um pouco desviada para outro lado que não para a Berlenga....
Quanto ao efeito em si, não é muito difícil de atingir...é uma técnica bastante simples se usadas maquinas mais....dispendiosas(ou não).
Ou então pega-se no photoshop e voilá...nem custa muito...
Mas é uma foto muito bonita.

 
At 5/12/07 14:24, Blogger jp disse...

Caro armindo g,

Bem-vindo ao convívio penicheiro. Ter nascido cá e condição mais que suficiente para se juntar aos "Amigos".
Apesar da fecunda gastronomia penicheira, nunca recusamos os figos e muito menos o medronho....
Um abraço

 
At 5/12/07 14:32, Blogger jp disse...

Caros carapau e j.a.m.

A zona que sugerem parece-me de facto a mais provável, ainda que não se vislumbre as Berlengas.
Há no cocuruto da falésia uma rocha de formato particular que julgo reconhecer.
Se tiver tempo, tentarei no fim-de-semana documentar a confirmação.
Obgs

 
At 5/12/07 18:51, Anonymous Anónimo disse...

Como a Galé parece estar na foto, acho que deve ter sido tirada a partir de uma reentrância da costa na proximidade dos Remédios(do lado do Frei Rodrigo).

Como alternativa sugiro a possibilidade de ter sido tirada nas proximidades do Cerro do Cão.
F Félix

 
At 6/12/07 10:01, Blogger jp disse...

Caro FFélix,
Agradeço a entendida colaboração.
Também me parece a Galé, mas a reentrância que conheço na zona não julgava ser assim tão ampla. A confirmar....

Já quanto ao Cerro do Cão sou desconhecedor de onde se trata, e gostava muito de ser elucidado.
Um abraço

 
At 6/12/07 13:17, Anonymous Anónimo disse...

JP

É na zona onde tem aquela "bóia vermelha"...poderei enviar foto do dito Cão...coincide com a zona de Frei Rodrigo (vem nos mapas topográficos e/ou nos geológicos).
Sou um leitor assíduo do blog...já tinha disto antes (sob anonimato)...aprende-se muito.

Um abraço
FFélix

 
At 6/12/07 16:54, Blogger João Uva disse...

Boa Tarde! Desde já um cumprimento a todos, em especial ás gentes de peniche que tão bem me acolheram! Sou aluno da ESTM e felizmente fui bem recebido (com algumas exepções como é obvio). Penso que essa foto seja junto ao santuário dos remédios, de qualquer das maneiras seja onde for é uma exelente foto!

Cumprimentos, parabéns pelo Blog :)

 
At 6/12/07 18:51, Blogger jp disse...

Caro uva sancho,
Obg pela visita e bem-vindo a Peniche.
Isto da amizade penicheira também tem as suas praxes e dificuldades iniciais, mas vai ver que vale a pena.

 

Enviar um comentário

<< Home