sexta-feira, novembro 09, 2007

never mind



Faz por agora trinta anos que os Sex Pistols editaram aquele que seria o seu único album de originais.
É por essa razão que hoje vão actuar na Brixton Academy em Londres, numa série de concertos comemorativos.
Vivi intensamente o início da onda Punk, e ainda hoje consigo trautear com facilidade temas como God Save the Queen ou a célebre Anarchy in the UK.
Na época, e com o entusiasmo, também eu fui anarquista.
Hoje, 30 anos volvidos e com mais maturidade, já consigo acreditar nos sistemas.
Nos políticos é que ainda não....

7 contributos:

At 9/11/07 16:54, Blogger A.S. disse...

boa jp, bem lembrado.
nos politicos será sempre dificil acreditar, mas como dizem os sex pistols.....NEVER MIND
abraço
antónio sales

 
At 9/11/07 17:28, Anonymous Anónimo disse...

o sr. JP deve ter qq problema com os politicos! será que ainda não lhe cumpriram a promessa eleitoral das eleições autarquicas? ainda lá continuam os ciganos...

 
At 9/11/07 18:35, Blogger jp disse...

Caro anónimo das 17:28,

Parece-me mais ou menos consensual que a luta pela conquista do poder político tem tido como consequência um empolgar de promessas eleitorais, sendo que a maior parte delas não são depois cumpridas.
É comum a todas as forças políticas e a todos os partidos, mas invariavelmente os tais políticos tendem a viver em paz com isso, o que tem levado a um cada vez maior abuso nas promessas assumidas.
O problema a que faz referência não é um problema de ciganos nem de moradores da zona. É um problema social, ambiental e urbanístico grave da cidade de Peniche e que já atravessou no tempo todas as cores políticas de governação autárquica. Curiosamente nunca nenhuma delas assumiu, nem assume, resolver o problema, embora tenha sido o PSD na última campanha autárquica quem mais prometeu neste domínio.
Neste caso a única promessa que exijo ver cumprida, foi esta que eu mesmo fiz neste blogue, de defender intransigentemente os interesses penicheiros, acima de todas as cores.
E eu meu caro, não deixo de cumprir aquilo que prometo, a não ser, claro, que um dia enverede pela política...

 
At 9/11/07 20:03, Anonymous Anónimo disse...

Caro JP,
Não sendo o anónimo das 17,28, gostaria no entanto de apelar ao seu sentido cívico e de colaboração com a Câmara.
Eu também concordo que se trata de um problema social, ambiental e urbanístico.
Apresente no seu blog a ideia que tem para resolver o problema. Como retirar o acampamento do local onde está e onde colocar as pessoas. Porque, de pessoas se trata.

 
At 10/11/07 10:03, Anonymous Anónimo disse...

A propósito: vi há uns dias uma reportagem na SIC acerca da política ambiental em Óbidos. Que diferença...nas ideias, nas pessoas, na visão de futuro para Óbidos...
Será ue não se pode pedir uma anexação de Peniche a Óbidos?

 
At 10/11/07 14:59, Blogger A.S. disse...

Caramba, JP. Um simples par de "bolocks" no que deu. LOL. Até já pedem a anexação de Peniche a Óbidos. Só falta mesmo despachar o Cavaco e o Sócrates e pedir a anexação aos "nuestros hermanos". Ui, tanta vontade.

 
At 11/11/07 16:39, Blogger jp disse...

Caro anónimo das 20:03,

O meu sentido cívico e de colaboração com a Câmara para a resolução deste problema sempre foi disponibilizado de há 12 anos a esta parte (quando só existiam 5 barracas!!), quer através da contínua denúncia de novas barracas clandestinas e de outros atropelos vários à legislação vigente, quer através de várias sugestões enviadas por e-mails, faxs e cartas, quer disponibilizando-me para pessoalmente discutir o problema. Tal aconteceu pela segunda vez já no actual executivo, por iniciativa do Sr. Presidente, com quem tive oportunidade de discutir ideias sobre esta temática e trabalhar construtivamente na procura de soluções, senão para a resolução, no mínimo para a contenção da situação actual.
Considero que a crítica deste tipo de situações não é incompatível com uma atitude construtiva para a resolução desses mesmos problemas, postura esta que o actual executivo também superiormente assumiu.
Quanto à minha posição sobre esta temática, ela já foi por demais exposta em vários posts neste blogue.
Ainda assim resumirei em meia dúzia de permissas as minhas linhas mestras de reflexão sobre este problema.
1- Respeito total pela especificidade da ancestral etnia cigana, seus usos e costumes, e ausência de qualquer tipo de sentimento xenófobo.
2- Considerar que nem todos os ciganos pretendem ser alvo de inclusão e muitos optam por uma auto-exclusão que deve ser considerada e também respeitada.
3- Partindo do pressuposto anterior, criação nas cidades de parques nómadas, com regras e infra-estruturas adaptadas a este tipo de comunidade, e onde devem obrigatoriamente permanecer durante a sua estadia.
4- Proceder ao realojamento/integração das famílias mais antigas no local, que assim o desejarem, em habitações alugadas, e por ordem de antiguidade à medida da disponibilidade habitacional que se for apresentando.
5- Insistir junto da PSP para o cumprimento integral da lei da República Portuguesa, que também se deve aplicar na íntegra a esta comunidade, ao contrário duma certa impunidade vigente potenciadora duma maior exclusão.
6- Até à existência do tal parque nómada, aplicar um regime de total contenção ao crescimento do bairro clandestino actual e inclusivé proceder a algumas demolições nos casos que extravasam o recenseamento social realizado, em posse do actual executivo.

Seguem-se os links onde pode aprofundar esta matéria:

http://amigos-de-peniche.blogspot.com/search?q=ciganos
http://amigos-de-peniche.blogspot.com/2007/09/superioridade-da-raa-ii.html
http://amigos-de-peniche.blogspot.com/2007/09/superioridade-da-raa.html
http://amigos-de-peniche.blogspot.com/2007/05/primeiro-incluso-legal.html
http://amigos-de-peniche.blogspot.com/2006/05/cmara-de-peniche-vai-realojar-ciganos.html
http://amigos-de-peniche.blogspot.com/2007/04/falcia-romani.html
http://amigos-de-peniche.blogspot.com/2007/02/sondagem-amigos-de-peniche.html
http://amigos-de-peniche.blogspot.com/2006/07/suave-despertar.html

Depois disto, o mínimo que pode fazer é também partilhar connosco a sua visão e contribuição para a resolução deste problema...

 

Enviar um comentário

<< Home