quarta-feira, setembro 12, 2007

Maurice Boitel

Foi por mero acaso que em Outubro de 2006 tomei conhecimento da curiosa história dum quadro do pintor francês Maurice Boitel.
Ao "googlar" o pintor, apercebi-me da sua não menos curiosa passagem por Peniche em 1966.
Tal deveu-se a ter sido galardoado com o prémio Francis Smith, que consistiu precisamente numa estadia em Peniche, Óbidos e Lisboa, oferecida pelo Governo Português.
Na sequência desse post, fui contactado pela associação de amigos de Maurice Boitel, que simpaticamente me disponibilizou uma foto duma obra do consagrado pintor, referente à sua passagem por Peniche, que também publiquei.
Fiquei ainda a saber que nessa estadia o pintor escolheu passar a maior parte do tempo em Peniche, tendo acabado por trazer a família, prolongando o tempo estipulado.
Foi cá que um dos seus filhos, que mais tarde se tornou paleontólogo, dedicou grande parte do tempo a estudar as amonites e belemnites.
A mesma Associação deu-me agora conta da morte do pintor, no passado dia 11 de Agosto.
De alguma forma Maurice Boitel também era um Amigo de Peniche.