terça-feira, julho 10, 2007

Onde queremos as festas?

Foi no Conversar em Peniche que fiquei a saber que não é pacífico o local onde se irá realizar a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem este ano.
Com grande admiração minha, que sempre pensei que a localização à entrada da cidade fosse definitiva, vejo que se movem grupos de interesse tendentes a manter essa hipótese e outros a retomar a localização no Campo da Torre, mesmo por cima de toda a recente requalificação da zona.
Reconheço que ambas as hipóteses têm as suas razões, e que quem como eu se tenta ausentar da cidade nesses dias de maior bulício, se deve limitar nas suas considerações.
É por isso que vos dou a palavra e coloquei nova sondagem na barra lateral.

14 contributos:

At 10/7/07 19:36, Anonymous Anónimo disse...

Já votei!

Para que é que serve o arranjo se a área deixar de ser utilizável?

Não sou um adepto incondicional das tradições, embore neste caso me pareça que deva continuar a ser o que era.

Abraço.

 
At 10/7/07 19:39, Anonymous Anónimo disse...

Como é que vão conjugar as duas coisas: intervenção paisagística no local e festividades? Vão permitir aquele amontoado de barracas no local por cima do trabalho feito e dinheiro gasto? Ficará o espaço destinado só à festividade religiosa e as vendas, carrinhos e afins vão para o local da feira?

 
At 10/7/07 19:56, Anonymous Anónimo disse...

Se a intervenção não teve em conta esta possibilidade, é porque foi mal feita.

Se o problema é o dinheiro gasto na intervenção, mantenho a minha posição inicial, não foi gasto para beneficiar os utentes do espaço? Incluindo aqui, necessariamente, todos os que querem que a festa ali se mantenha.

Sem locais adequados para estacionar, com as vias exageradamente estreitadas dificultando notoriamente a fluidez do trânsito automóvel e agora empurrando a festa para outro local - para não estragar a obra - começo a ter sérias reservas quanto ao que ali se fez.

Oxalá não cheguemos ainda à conclusão que é necessário mais dinheiro para voltar a requalificar o que lá está.

 
At 10/7/07 20:15, Anonymous Anónimo disse...

Vim agora de uma reunião promovida pela Junta de Freguesia de S.Pedro sobre esta matéria.
Fiquei a saber que a anterior Câmara pediu aos projectistas que considerassem no arranjo a realizar, a continuidade da realização da Festa naquele espaço bem como estacionamento.
A Actual Câmara ao alterar o piso de saibro para gravilha, impediu que tal acontecesse.
Foi tambem dito nesta reunião que os projectistas vieram a Peniche no Domingo da festa de 2003, para verificarem a sua dimensão, tirando fotografias de vários locais, para darem resposta a essa pretensão.
É preciso dizer também que a festa deveria perder o seu aspecto de feira e mais de divertimento.
Segundo foi dito tambem, foi isso que foi transmitido à Câmara em Junho de 2005, a criação de uma comissão que envolvesse a Paróquia, a Cãmara e a Associação de Comerciantes para se estudar um novo modelo de festa, sem feirantes, porque para esses já há a feira mensal.

 
At 10/7/07 23:25, Anonymous Anónimo disse...

Pois eu tambem concordo que a festa seja feita onde sempre foi. Retirá-la dali é matá-la, de certeza. Relativamente á obra feita no campo da torre já se falou em demasia, estava na hora de agir e corrigir. Na ultima assembleia municipal todos "sacudiram a água do capote" relativamente ás responsabilidades pelo projecto. Interessante. Se tivesse ficado alguma coisa de jeito, todos reclamariam os respectivos louros. Não podemos pedir q um arquitecto que nem sabia onde ficava Peniche, que projecte um arranjo urbanistico sem ajuda, sem indicações de técnicos e politicos locais que devem obrigatóriamente de ter conhecimentos que o out-sider não tem. Somos uma terra interessante. Agora depois do dinheirinho lá gasto, já se equaciona a hipótese de gastar mais para melhorar, pois aquilo parece que está inacabado. "Materiais nobres de origem mediterrânica tais como o saibro e o seixo rolado" foi esta a citação do arquitecto autor relativamente ao materiais utilizados e ninguem foi capaz de lhe perguntar se um pouco de calçada à portuguesa não seria bem mais nobre.
E senhores politicos, não se desculpem pois quase todos estavam lá aquando da aprovação, presidente incluido.
A.S.

 
At 10/7/07 23:34, Anonymous Anónimo disse...

Foi necessário contratar uns arquitectos XPTO'S para idealizarem aquela " bodega ".
Será que nenhum arquitecto da CMP
conseguiria fazer melhor?
O dinheiro público é mesmo para
"torrar". O que faz isto é os políticos fazerem as obras em função das eleições ...

 
At 11/7/07 03:32, Anonymous Anónimo disse...

Um projecto iniciado em 2003 ou antes, tem tudo de ser feito em função das eleições. Comentário só de alguém que não percebe mesmo nada de projectos... =D

 
At 11/7/07 09:46, Anonymous Anónimo disse...

Deixem lá o campo da torre sossegado! Eu defendo as tradições por isso também quero o regresso das barracas. Mas não são as da feira, são as que lá havia antes dessas nas quais morava gente humilde, em péssimas condições. Isso é que é tradicional! Estranho é ninguém se mostrar preocupado com a feira da boa viagem e não se fazerem reuniões, não se contestar o cartaz, os artistas, a fraquíssima qualidade e falta de inovação ano após ano de toda aquela feira. Já para não falar nos problemas de congestionamento e insegurança que tráz a Peniche todos os anos. Agora um pouco menos porque não encerra uma artéria importante da cidade nem impede a passagem de veículos de socorro. Relembro só que quando o arquitecto Álvaro Manso e quem o convidou a fazer o projecto fizeram a primeira sessão pública de esclarecimento, a presença de público foi muito pequena e ninguém se manifestou quando ele por duas vezes chamou ilha a Peniche. Nem quando falou nos materiais. no saibro que no verão faz pó e no inverno faz lama, no seixo que por mais que me desmintam permite que cresçam infestantes, é ir lá e ver...se era para a feira voltar era deixar estar o campo da torre como estava. Tal como antes parece uma obra inacabada. Não estava muito pior do que agora.

 
At 11/7/07 11:06, Anonymous Anónimo disse...

Parece-me que o assunto da festa está encerrado. Pelo menos, a julgar pelas movimentações de feirantes e PSP esta manhã junto ao antigo campo do GDP.

Por outro lado, é patente pelo teor dos comentários que o campo da torre não é um assunto encerrado.

Nem o facto de não ter havido participação pública em momento anterior é impeditivo das pessoas manifestarem, a todo o momento, o que entendem relativamente a essa obra. É sabido e público que em discussões públicas de projectos desta natureza, tal como sucede em discussões de outro tipo de planos, caso dos PDM's, os seus assíduos frequentadores são o lobby da construção civil. O que não significa que os restantes munícipes não tenham opinião sobre os assuntos. Era só o que faltava.

 
At 11/7/07 13:11, Blogger jp disse...

O post foi alterado:

As referências à Festa da Boa Viagem, neste post e na sondagem na barra lateral, foram alteradas para a mais correcta designação de Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, após atento reparo de leitora que prezo.
Assim se respeitam condignamente as origens e motivos desta tradição penicheira, ao mesmo tempo que se contrariam algumas propensões mais preguiçosas.

Quanto à discussão em si, parece-me passível de se dividir em duas questões.
Primeiro que tipo de Festa se pretende (no que se refere a incluir ou não a vertente feira) e só depois qual o melhor local para a realizar.
Se a opção for incluir feira, então só a Entrada da cidade parece capaz de acomodar todo o certame uma vez que o Campo da Torre se tornou mais limitado.
Se se optar por um recinto de Festa baseado na diversão, então talvez o Campo da Torre esteja tradicionalmente mais bem colocado e fosse de repensar a retoma deste local.

 
At 11/7/07 13:38, Anonymous Anónimo disse...

Deus da nozes a quem não tem dentes, lamentável, que numa terra tao pequena, ninguém se consiga entender, para que é que servem as palavras a 7$50 nas reuniões se não sao capazes de comunicar e muito menos trocar ideias, é de não esquecer, que sejam da direita esquerda, ou raios que partam que antes de tudo, trata-se da nossa terra, vivemos todos la dentro, por isso deixem de uma vez para sempre os ORGULHOS de parte e TRABALHEM JUNTOS a historia do campo da torre é como as outras um passo em frente e 10 para traz, foram-se

 
At 11/7/07 13:56, Anonymous Anónimo disse...

Tenham dó!!!
Na Nazaré é que se diz: "gosto de festas é no sítio!"

 
At 11/7/07 14:16, Anonymous Anónimo disse...

Por mim fazia-se tudo na Lourinhã, ahahah!

 
At 26/7/07 21:13, Anonymous Anónimo disse...

Eu gostava que a festa de nossa senhora da boa viagem fosse feita no campo da torre tal como acontece todos os anos mas por motivos profissionais infelizmente não é possível ver a festa no campo da torre.E também gostava que a feira internacional de artesanato fosse feita na fortaleza de peniche ou então no local onde é actualmente no recinto dos bombeiros voluntários de peniche.obrigada/o.

 

Enviar um comentário

<< Home