quarta-feira, julho 11, 2007

O Fracasso Pedonal de Peniche - VIII

Aceito a discussão acerca do projecto desta remodelada zona, e da retoma ou não da Festa neste local, mas não tenho dúvidas que todo o largo tem a ganhar com a quase ausência de estacionamento.
O início das obras de reforço do Molhe da Ribeira e respectivo estacionamento e deslocação de milhares de tetrápodes (pés-de-galo), vem limitar os estacionamentos alternativos e piorar a situação.
Com o enorme Parque (de estacionamento) da Cidade ali tão perto, para que toda a zona se equilibre, e todos os congestionamentos e limitações se resolvam, só falta mesmo tornar a Avenida do Mar pedonal.
Este deveria ter sido o príncipio, mas começou-se pelo meio, descompensando a zona.
Tarda, mas mais cedo ou mais tarde chegar-se-á a esta inevitável conclusão!

14 contributos:

At 11/7/07 16:57, Anonymous Anónimo disse...

Avenida do Mar pedonal? É que nem pensem nisso, só mesmo em sonhos! Ouvissem o presidente da Câmara na reunião de ontem que esse era um tema muitas vezes explanado na A Voz do Mar, num tom de insinuação em função do auditório ser composto por comerciantes na maioria. Porque falou assim? Porque ele é contra. Esqueçam lá isso!

 
At 11/7/07 18:37, Anonymous Anónimo disse...

Segundo julgo saber, existe em Peniche desde há anos a esta parte uma "comissão do trânsito" designada pela assembleia municipal em cada mandato.

Alguém conhece algum estudo, relatório ou trabalho apresentado por esta comissão sobre os reais problemas de trânsito dentro da cidade (e também noutros pontos críticos do concelho)? Eu não conheço. Até admito que posso andar muito distraído, mas gostava de conhecer um trabalho sério, elaborado por pessoas de reconhecida competência, mérito e idoneidade nestas questões.

Assim, sem se saber exactamente quem opina e em que termos, dá ou não ideia que estes assuntos se vêm resolvendo ao longo dos anos com base em palpites de curiosos?

Uma vez mais, acho que estaríamos num momento óptimo para alterar este estado de coisas e promover a discussão pública destes problemas, ao invés de colocá-las ao livre arbítrio de enigmáticas comissões politicamente comprometidas.

 
At 11/7/07 19:15, Blogger jp disse...

Caro brc,
Concordo consigo nalgum silêncio vigente nas comissões de trânsito, tema que pouco mexe em Peniche, em termos de novas soluções.
Contudo reconheço que por muito idóneos e competentes que sejam os peritos que nelas possam opinar, de pouco poderão valer enquanto não existir um projecto, uma visão para Peniche como cidade, que possa servir de orientação a esses estudos.

Neste impasse, resta-me a certeza de que pretendo para Peniche um futuro muito mais pedonal e que para todos os penicheiros e visitantes isso significa um acréscimo incomensurável da qualidade de vida na cidade.

 
At 11/7/07 19:56, Anonymous Anónimo disse...

Só podem estar loucos...
A avenida do mar pedonal?
Nem vos levo a sério...

 
At 11/7/07 20:00, Anonymous Anónimo disse...

Olá JP,

Não tenho quaisquer dúvidas sobre a bondade da sua proposta.

Pergunto-me apenas quem são os membros da comissão de trânsito, o que é que têm feito e que soluções preconizam. Mais: no decurso dos estudos estratégicos que têm sido elaborados ultimamente onde estavam essas pessoas? Qual o projecto que defendem? Quem são?

Que me lembre, nestes últimos anos, a única pessoa que insistentemente tem apresentado propostas muito objectivas acerca do trânsito em Peniche tem sido o Eng.º Luís Fernando de Almeida, designadamente, no âmbito dos trabalhos académicos que vem realizando acerca do turismo em Peniche, e não porque integre qualquer comissão.

Até que me convençam do contrário, as comissões servem apenas para satisfazer pequenas vaidades e saciar aparelhos partidários.

Se não se sabe quem são, o que fazem e o que querem, extinga-se a comissão. Deixe-se o assunto para debate público em torno de projecto apresentado por peritos nessas questões. A Câmara que decida em seguida e ponto final. Mas após um processo participado.

Havia um sr. que dizia que "quem quer fazer faz, quem não quer cria uma comissão". Espantoso fundo de verdade que esta observação tem, pelo que impõe outra forma de lidar com esta e outras questões.

 
At 11/7/07 21:26, Anonymous Anónimo disse...

Caro BRC,
Que eu saiba não existe neste mandato ,nem nos dois anteriores, qualquer comissão de trânsito constituída no ambito da Assembleia Municipal.
Existe uma comissão criada pelo vereador do Trânsito, que envolve várias técnicos da Cãmara e representantes das forças policiais, para além de outros.
Por outro lado, sei que existe um estudo de trânsito para a cidade elaborado, há uns três ou quatro anos, por um gabinete especializado nesta matéria.
Um conselho, em vez de mandar "palpites", era bom que actualizasse as suas informações.

 
At 11/7/07 21:53, Anonymous Anónimo disse...

Como já referi várias vezes, repugna-me o anonimato.

Mas como há coisas que não convém deixar em branco, lá vai:

"Que eu saiba não existe neste mandato ,nem nos dois anteriores, qualquer comissão de trânsito constituída no ambito da Assembleia Municipal", diz esta pessoa.

A verdade documentada é esta:

Acta n.º 6 da reunião da ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE PENICHE de 27.12.2001

“Américo Gonçalves, que disse nada saber sobre o ordenamento do trânsito na cidade de Peniche, muito embora tenha pertencido à comissão de estudo e análise do processo.
Jorge Amador, que referiu ter a comissão realizado trabalho positivo, sobre o
qual apresentou documento contendo propostas que não foram concretizadas e a que urge dar sequência.

Intervieram, a seguir, os Senhores:

Presidente da Câmara, que referiu a qualidade do Plano de Ordenamento do
Trânsito e apontou algumas dificuldades na sua concretização face a situações de difícil solução e tratamento.

Presidente da Mesa, que apresentou, verbalmente, a seguinte proposta de recomendação:

RECOMENDAÇÃO:

Que a Câmara Municipal aproveite o trabalho desenvolvido pela Comissão de Trânsito, no âmbito do processo de ordenamento do trânsito em Peniche, o analise, reflicta sobre o conjunto de propostas apresentadas e dê sequência ao mesmo.

Submetida a votação, foi a proposta apresentada aprovada, por unanimidade”.


Acta n.º 3 da reunião da ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE PENICHE de 26.04.2002

“Henrique Bertino, (…) aludiu à demora da entrada em funções da comissão de trânsito”.


Acta n.º 5 da reunião da ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE PENICHE de 26.06.2002

“O Senhor Presidente colocou à consideração da Assembleia a inclusão na ordem de trabalhos desta reunião de um novo ponto relacionado com a designação de 3 deputados municipais para fazerem parte da Comissão Concelhia de Trânsito.
Ninguém se opôs à inclusão, tendo sido estabelecido consenso no sentido do assunto ser tratado no final da ordem de trabalhos.
(…)
DESIGNAÇÃO DE 3 DEPUTADOS MUNICIPAIS PARA INTEGRAREM A
COMISSÃO MUNICIPAL DE TRÂNSITO:
Passando à apreciação de assunto em epígrafe, o Senhor Presidente da Mesa propôs, verbalmente, que fossem designados para o efeito um membro de cada grupo representado na Assembleia.
Submetida a votação, foi a proposta apresentada aprovada, por unanimidade, tendo sido designados os Senhores Américo Gonçalves (PS), Paulo Rodrigues (PSD) e Raul Santos (CDU).”

Que eu falhasse, ainda seria de admitir porque estou por fora. Mas "palpita-me" que esta pessoa não devia ter falhado nesta.

De qualquer modo, gostaria de estar ainda mais actualizado.

 
At 11/7/07 22:23, Anonymous Anónimo disse...

Em tempo [e não procuro mais para não me tornar maçador]:

Acta n.º 6 da reunião da ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE PENICHE de 20.09.2002

Henrique Bertino:
“Reafirmou a necessidade da entrada em funcionamento da Comissão Municipal
de Trânsito”.

Acta n.º 4 da reunião da ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE PENICHE de 17.06.2005

Presidente da Câmara:
“Os arranjos no parque de estacionamento do Baleal devem-se a estudo efectuado pela comissão de trânsito”.

Acta n.º 9 da reunião da ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE PENICHE de 29.12.2005

“Henrique Bertino:
Se está prevista reunião da Comissão de Trânsito face a algumas situações que necessitam de ser revistas, caso da Avenida do Porto de Pesca”.

Acta n.º 2 da reunião da ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE PENICHE de 03.03.2006

“Américo Gonçalves:
Perguntou se a comissão de trânsito se vai manter (…)

Presidente da Câmara:
Deu as informações e prestou os esclarecimentos solicitados, referindo nomeadamente que a Comissão de Trânsito é para manter”.



Moral da história: Se conheço alguma coisa acerca do Henrique Bertino, ainda deve andar a perguntar pela entrada em funcionamento da Comissão de Trânsito que afinal “não existe neste mandato, nem nos dois anteriores”.

 
At 11/7/07 23:24, Anonymous Anónimo disse...

Com um pouco mais de elaboradas palavras se conseguirá explicar ao Dr. Bernardo que a Comissão de Trânsito que existe é da CMP e não da AMP e explica-se rapidamente:

i) diz o anónimo que ela é presidida ou dependente do Vereador do Trânsito. Se o poder executivo é fiscalizado pelo deliberativo, qual era o sentido de se ter uma comissão do órgão deliberativo estar sujeita à CMP e vice-versa? Logo daí se explica que a origem da dita "Comissão de Trânsito" é da Câmara e não da Assembleia.

ii) ainda que se misturassem, se a Comissão fosse da AMP esta não indicaria apenas três representantes políticos para manter os lugares e as questiunclas políticas, indicaria também o presidente da Comissão e ela não o indicou.

 
At 12/7/07 01:11, Anonymous Anónimo disse...

Em suma, afinal é legítimo afirmar-se que:

a) Existe uma Comissão de Trânsito;

b) A Comissão de Trânsito integra membros designados pela Assembleia Municipal (como referiu o anónimo #1, os tais "para além de outros");

C) A Comissão de Trânsito elaborou em tempos 1 trabalho;

d) A Comissão de Trânsito raras vezes reune;

e) O trabalho dessa Comissão de Trânsito tem sido inconsequente.

Ora, vejam bem o quanto eu ando distante da política local para me atrever a dar "palpites"!

Eu já percebi bem. Creio que toda gente já percebeu também.

Já agora [dirijo-me aos anónimos], se fazem o favor, uma vez que têm a possibilidade de me tratar pelo nome, identifiquem-se também. Como se sabe, por um lado facilita o diálogo e, por outro, até os animais domésticos têm nome.

 
At 12/7/07 09:35, Anonymous Anónimo disse...

A comissão reune de 3 em e meses. Face ao número elevado de membros que a constituem, foi decidido criar duas sub-comissões com cerca de meia dúzia de membros cada: uma para resolver o problema dos Largos da Misericórdia, D. Pedro V e Rua José Estevão e uma outra para resolver os problemas de trânsito e estacionamento na ilha do Baleal.
Aguardam-se resultados.

Bichano

 
At 12/7/07 10:17, Anonymous Anónimo disse...

Cria-se uma comissão que cria umas sub-comissões, que por sua vez...eheheh parece um sketch dos Gato Fedorento.

Quanto a resultados no Baleal, ao que sei andaram a plantar sinais de trânsito dentro da ilha com o recurso a um precioso mapa da década de 50 ou 60 (!), daí que agora estejam sinais a indicar obrigatoriedade de sentido à saída de becos onde mal cabe uma bicicleta (mas que no tal mapa devem constar como "rua"). Tirando estes pormenores dignos de "Portugal no seu melhor" ou "Nós por cá" da SIC, a intenção parece boa, apesar de até agora - por falta de fiscalização - os automobilistas (visitantes e habitantes) ignorarem pura e simplesmente os novos condicionamentos impostos, continuando tudo na mesma. No fim-de-semana faz-se a prova dos nove...

 
At 12/7/07 11:01, Blogger jp disse...

Agradeço a todos a profícua e documentada discussão sobre este tema tão premente, que decerto irá continuar em aberto.
Perante tão informada assembleia, não palpitarei sobre o funcionamento das Comissões de Trânsito, seu enquadramento ou produtividade.
Constatarei apenas o facto de que em Peniche pouco se tem mexido na optimização do trânsito da cidade, que todos conhecemos várias situações que poderiam ser melhoradas e que no Verão essas situações se fazem sentir de modo particular.
Mas tenho por conclusão última que tudo se deve a um excesso de automoblização da população que quer levar o carro para a praia, para a feira, para o restaurante...E quando digo "para", refiro-me ao mais perto possível, até à porta, se possível dentro...

Por isso importa também começar a trabalhar neste domínio.
Quando Peniche se prepara para ter uma Reserva da Berlenga sustentável, não se pode permitir que aqui nesta sua cidade de acesso se assita a um "sustentável" crescimento do congestionamento automóvel.

 
At 14/7/07 15:27, Blogger PX disse...

Penso que a documentação base apresentada pelo BRC bastará para verificar que realmente existe ou existiu uma tal Comissão de Trânsito, estando ela agregada à Câmara, à Assembleia ou a outra coisa qualquer, no meu ponto de vista pouco importa para o caso, a não ser que se queira fazer um pouco de politiquice, como é o caso do caro anónimo (já não sei se o anonimo 1 ou 2, pois baralho-me um bocado com os anónimos).
Agora falando de coisas realmente importantes: a Av. do Mar pedonal, realmente era bastante interessante, mas a Av. do Mar não pode ser pedonal simplesmente fechando o tânsito, é necessário criar condições por exemplo para permitir retirar e colocar barcos na água, noutro local (e existem algumas rampas que podem ser transformadas para isso sem grande dificuldade), pois um carro com um atrelado não passa junto do tribunal Velho para se deslocar até à marina. outro ponto importante é que a Av. do Mar passe realmente a ser pedonal, e que não sirva para os restaurantes aí existentes ocuparem todo o espaço com as suas esplanadas. Mas em minha opinião, a prioridade deve ser a requalificação de todo o fosso da muralha, isso sim, no meu ponto de vista traria realmente muitas vantagens a Peniche, em todos os aspectos, comerciais, turisticos e paisagisticos, pois a sua envolvente tem um potêncial enorme.

 

Enviar um comentário

<< Home