quinta-feira, maio 03, 2007

Tratamentos para a Madeira

Na Dyrup recomendaram-me o Bondex.
Segundo eles, não fissura, nem escama. Todas as cores podem ser misturadas entre si, possibilitando a obtenção de tons intermédios.
No caso de madeiras já pintadas ou envernizadas, é preciso remover todo o revestimento por lixagem, raspagem ou "queima".
Já na Robbialac aconselharam-me o Cuprinol.
Segundo esta marca "a madeira é um material natural largamente utilizado. Nas suas centenas de variedades, ela é tão forte e versátil como decorativa. Mas é também vulnerável ao ataque da humidade, de plantas e de animais, podridão seca e húmida, térmitas, caruncho .... as ameaças são diferentes em diferentes partes do mundo e em diferentes climas, mas os resultados do ataque são semelhantes. "

Hesito.
Vejo a Madeira em tão mau estado que não sei se vale a pena preservá-la!

5 contributos:

At 4/5/07 00:34, Anonymous Anónimo disse...

Caro JP,

Este texto está brilhantemente "hitchcockiano".

Com meia janela do browser aberta, fui lendo convencido que o JP andaria ocupado com bricolage.

Apenas no último momento, que corresponde ao último parágrafo, percebi que a praga que o preocupa é outra...

Já agora, se me permite, em http://www.pt.rentokil.com/pt/problemas-das-pragas/controlo-das-pragas-da-madeira.php tem mais um conjunto de indicações sobre "controlo de pragas prejudiciais aos seus bens" e "quais os passos a dar": "Identificação das espécies que causam problemas – irá necessitar da ajuda de um profissional" e "Inspecções regulares efectuadas por técnicos qualificados, para manter a situação sob controlo", parecem-me ambas medidas prudentes a fim de evitar que o problema se mantenha e/ou repita.

Abraço.

 
At 4/5/07 09:23, Blogger Maria disse...

Cidadã efectiva de Peniche desde 29/3 e leitora muito assídua deste blog, não posso deixar passar em branco o sentido de humor (muitas vezes manifestado) que hoje me apanhou completamente desprevenida.Muito bem apanhado...
Já agora...Mesmo sem muitos comentários, continue sempre, porque embora a inspiração falte por estes lados, o blog é sempre uma âncora para quem ama essa cidade.

 
At 4/5/07 09:28, Blogger jp disse...

Caro brc,
Não me surpreende constatar que as pragas da Madeira também lhe incutem preocupações.
Talvez a tratamento que sugere seja o mais adequado. De facto, há toda a tendência a considerar tal doença como uma praga, e mesmo com possibilidade de extensão a outros materiais...
Veja-se o caso de Lisboa...

 
At 4/5/07 10:44, Anonymous Anónimo disse...

AH! AH! AH!
boa, ó-mónimo! :-D

mas... imperdoável teres esquecido o Xylophene... :-(

XISTOX

 
At 9/5/07 23:00, Anonymous Anónimo disse...

O camarada há muito tempo que não vai á Madeira, presumo. Pois vá e virá embaraçado é que em "mau estado" estamos nós! A Madeira está boa e recomenda-se! Não gosto do estilo do Alberto João, boçal e truculento, mas julgo que o seu defeito mais irritante é o de ganhar constantemente eleições, contra tudo e contra todos, mas sempre com o apoio do povo madeirense. Desenganem-se os que pensam que os eleitores são estupidos. Não são! E "deficits democráticos" parecem-me mais "dores de cotovelo"...

 

Enviar um comentário

<< Home