sexta-feira, abril 20, 2007

Vaidades e outras coisas....

aqui enalteci a argúcia dum excerto dum texto de Mariano Calado, publicado numa edição de março da Voz do Mar, que dizia assim:
“...Falei em arrogância. Aí está uma situação que define uma pessoa mal educada. Por vezes a arrogância esconde uma inferioridade, uma incapacidade. Um homem é arrogante porque se sente superior. Mas o “sentir-se superior” não lhe dá a qualidade de saber mais que os outros. Pelo contrário. Sente-se assim, porque sente que de mais não é capaz. E tem, então, necessidade de forjar uma máscara de superioridade. Esses homens, afinal, são uns infelizes. Além de inúteis. Além de nocivos. Além de peças enferrujadas que emperram a máquina do progresso e que não favorecem a pureza da humanidade.”

Na última edição do mesmo jornal, num texto intitulado "Vaidades e Outras Coisas...", assinado por um tal de Miguel de Ribamar, li com espanto o seguinte trecho:

"Ora, já que falamos em arrogância, aí está uma coisa que define uma pessoa mal educada. A arrogância, quase sempre, esconde uma inferioridade, uma incapacidade. Um homem é arrogante porque se julga superior. Mas o "sentir-se superior" não lhe dá a qualidade de saber mais que os outros. Pelo contrário. O homem é arrogante porque sente que de mais não é capaz. E tem, então, necessidade de forjar uma máscara de superioridade, de saber mais que os outros... E dão-me pena essas pessoas......"

Das duas uma, ou Miguel de Ribamar é um heterónimo de Mariano Calado, e então para quê um heterónimo se para dizer a mesma coisa, ou se trata dum flagrante e inqualificável plágio.

E fico-me por aqui pois não quero ser arrogante. É que um homem é arrogante porque se sente superior. Mas o "sentir-se superior" não lhe dá........ e o resto é copy /paste.