quarta-feira, março 28, 2007

O fracasso pedonal de Peniche - reflexão

Os últimos 5 posts dão conta de 3 situações flagrantes onde o uso pedonal de certas vias deveria ser assegurado.
É objectivo deste blogue, não só denunciar situações incorrectas, mas também opinar na procura de vias que possam induzir à solução para os casos reportados.
Deixo aqui a minha modesta contribuição, incentivando os leitores deste blogue, principalmente os que aqui tem comungado da indignação, a deixarem a sua participação naquilo que pensam ser a solução para os problemas apresentados.
  • Rua José Estevão - Proibição absoluta do estacionamento na rua e largo. Colocação de pino móvel, com acesso por chave para situações de emergência, bombeiros, etc.. Permitir um acesso de serviço, até às 11 horas da manhã, exclusivamente para cargas e descargas dos estabelecimentos comerciais. Fazer com que a PSP efectivamente multe todos os prevaricadores, sem excepção.
  • Caminho marginante da barragem - Acesso limitado por pino móvel (robusto!) com acesso por chave para os serviços técnicos da barragem. Aqui reconheço que se coloca o problema da serventia agrícola. Contudo a rede de caminhos na zona é razoavemente densa, penso que com pequenas intervenções, ainda que obrigando a um aumento do trajecto, se conseguiria acessos alternativos sem recurso ao caminho marginante que, lembro, antes da barragem também não existia. Fazer com que a GNR efectivamente multe todos os prevaricadores sem excepção.
  • Baleal - Neste caso, devido ao razoável número de moradores e aos estabelecimentos de hotelaria, só com um controlo permanente se conseguiria conter a situação. Como o problema se coloca sobretudo em época balnear e durante o dia, poderia ser resolvido com uma cancela e posto de controlo à entrada do paredão de acesso, posto esse que poderia ser o mesmo que já faz o controlo do parque de estacionamento da praia do Baleal. O acesso à ilha seria então pago, excepto para moradores devidamente autenticados, ou clientes da hotelaria. O pagamento serviria para o acesso, mas também permitiria o estacionamento no lado da ilha até um limite previamente estabelecido e controlado.