sexta-feira, fevereiro 23, 2007

A Voz do Altar

Foram publicados na última “Voz do Mar” os resultados do referendo ao Aborto no Concelho de Peniche.
A notícia de primeira página dá conta, secamente, das percentagens globais obtidas pelo SIM e pelo NÃO no Concelho, para depois salientar que apenas a Freguesia da Atouguia da Baleia “votou maioritariamente no Não e de modo bastante expressivo”.
Se já de si este enfoque pode ser considerado tendencioso, o caso ganha contornos ainda mais suspeitos, quando na sua ânsia para nos informar dessa esmagadora vitória na Atouguia, o jornal acaba por fazer uso dos resultados do referendo de 1998, como se pode ver no quadro que publicam na penúltima página.
É que na realidade, em 2007, foram apenas 41 votos que separaram o Não do Sim na Atouguia.
Em todas as outras freguesias ganhou maioritariamente o Sim, e já agora, de modo bastante expressivo...

16 contributos:

At 24/2/07 11:16, Anonymous Anónimo disse...

Em bom Penicheiro "ELES ANDEM AÍ", cuidado

 
At 26/2/07 16:20, Blogger jp disse...

Caro marco,

Muito agradeço o interessante link, com bom "material" para futuras postagens penicheiras.

Obrigado
jp

 
At 27/2/07 07:54, Blogger Cabo Carvoeiro disse...

o problema da religiao é que metem o nariz aonde nao é chamado o referendo era uma questao penal, o aborto em si é uma questao pessoal, cada qual faz o que entender os padres que limpem os altares e as igrejas, quanto ao resto precisamos de universidades hospitais e muitos livros para curar a santa ignorancia que a igreja quer impor, para dominar o povo.

 
At 27/2/07 11:15, Anonymous Anónimo disse...

Para evitar que o jornal da nossa terra seja sectário será que os "postadores" deste blog nõ quererão enviar colaboração para ser publicada?
Convém é escrever sem erros ortográficos...

 
At 27/2/07 11:15, Anonymous Anónimo disse...

Para evitar que o jornal da nossa terra seja sectário será que os "postadores" deste blog nõ quererão enviar colaboração para ser publicada?
Convém é escrever sem erros ortográficos...

 
At 27/2/07 13:10, Anonymous Anónimo disse...

Ora aí está uma pertinente observação.
Contudo, a colaboração que invoca é totalmente desmotivadora devido ao tempo que medeia entre os acontecimentos e a publicação das respectivas notícias no jornal.
Veja por exemplo se faz algum sentido estarmos hoje ainda a falar do referendo???

 
At 27/2/07 14:00, Anonymous Anónimo disse...

o ideal seria de esquecer o resultado, e que fique tudo na mesma, quanto mais falar nele!!!!

 
At 27/2/07 14:52, Anonymous Anónimo disse...

A praia de Peniche de Cima são quase 5 Km até ao Baleal.
A este último anónimo não faltará por isso espaço para que possa enterrar a sua leve cabeça na areia.

 
At 27/2/07 17:14, Anonymous Anónimo disse...

Enterrar a cabeça para quê? o que queria dizer é que, para certas pessoas o referendo nao teve valor, e o interesse delas é esquecer, porque o resultado nao lhes convem é tudo!!
quanto a praia: maré cheia ou vazia, é porque no meu tempo iamos muitas vezes a pé.........como o kikas

 
At 27/2/07 19:00, Anonymous Anónimo disse...

Mas creia-me que para as mulheres condenadas pela prática do aborto, o resultado do referendo faz toda a diferença.
Quanto ao ir a pé ao Baleal, experimente fazê-lo ao sábado de manhã e vai ver as centenas de Kikas que por lá andam....hoje mais do que nunca.

 
At 27/2/07 19:44, Anonymous Anónimo disse...

Caros,

O Jornal desta terra é propriedade da Fábrica Paroquial. É propriedade de uma pessoa colectiva religiosa. É um órgão de comunicação social de inspiração cristã. Isso não é segredo de quem o compra e de quem o lê. Não se pode esperar isenção, deste modo, em matéria tão sensível para crentes, como para não crentes. É isso o direito à liberdade religiosa. É essa a sua compatibilização sensível, neste caso, com a liberdade de imprensa. Do mesmo modo, não se esperará que o Jornal Avante defenda o "Não" ou a objecção de consciência pós-referendo. Nisto consiste a liberdade de consciência. Não é expectável que por via referendária se alterem consciências. Abraço.

 
At 27/2/07 20:52, Anonymous Anónimo disse...

Uma proposta, já que existem aqui ideias para defender, era uma boa ideia e talvez uma oportunidade para a voz da igreja se modernizar.
Criando um blog voz-do-Mar blogspot e assim podíamos contribuir a sua elaboração e prometo sem erros de orto-grafica!!!!é talvez um meio para uma melhor comunicação
PS. esperamos só que as pessoas que fazem parte da direcção da VOZ tenham vontade de trocar ideias, porque em principio não é o que a casa gasta.

 
At 28/2/07 10:15, Blogger jp disse...

Caro brc,
Em parte concordo com a sua opinião. Sendo assumidamente um jornal de inspiração cristã, não lhe ficaria mal ser tendencioso nesta questão do referendo. Todos o já esperávamos.
O que eu condeno é que essa tendência tenha sido realizada ao custo da manipulação da notícia, inclusivé com números incorrectos como referi, o que acaba por confundir a informação transmitida, que em última análise deveria ser a função principal do jornal.
Isso não me parece razoável, qualquer que seja a tendência jornalística, e a interpretação que faz da liberdade de imprensa.
Abraço
jp

 
At 28/2/07 10:40, Blogger jp disse...

...e pegando na ideia deste último anónimo, o que realmente faz falta é um blogue de referência penicheiro, de informação e de opinião plural, onde diariamente se pudesse discutir os temas importantes para o concelho.
Um blogue que absorvesse os blogues já existentes e que, partindo do respeito pela opinião de cada um, pudesse fomentar uma discussão construtiva para o Concelho, sem cair na criticazinha oca e inconsequente.
Eu estou disponível!
brc?
cabocarvoeiro?
peniche on-line?
outros?

 
At 28/2/07 17:10, Anonymous Anónimo disse...

Pela minha parte estou receptivo. Aliás, entusiasticamente devo dizê-lo. O nosso "anfitrião" JP, permito-me referir, é seguramente uma garantia de qualidade em matéria da participação cívica e do exercício da cidadania a que estas coisas se acabam por reconduzir, como tem vindo a demonstrá-lo neste sítio, razão porque não hesito perante a ideia!

 
At 28/2/07 20:45, Blogger Cabo Carvoeiro disse...

Ja que lancei a ideia, agora para os que estiverem interessados so é preciso entrarmos em contacto para desenvolver o projecto. Uma sugestão no cabo carvoeiro por mail ou então no skype para quem tiver conta ou msn etc
Um abraço

 

Enviar um comentário

<< Home