quarta-feira, janeiro 10, 2007

Acessibilidade ao Novo Parque Urbano.

Decorrem a bom ritmo as obras do neófito Parque Urbano da Avenida Monsenhor Bastos na entrada de Peniche.
Tenho de confessar que não me tenho contido e já por 3 ou 4 vezes que percorro todas as virgens pistas, em pedalada acelerada.
Fantástica a ligação por túnel à zona do Parque de Campismo, permitindo uma vasta área de lazer, tão propícia a uma boa manhã em família.
Para desfrutar deste novo equipamento é preciso chegar lá em segurança e para isso será necessário contemplar a travessia da concorrida Avenida do Porto de Pesca e da Estrada de acesso ao Baleal. Falo duma passagem pedonal e para velocípedes, de dimensão considerável, com toda a sinalética necessária a que o trânsito automóvel pare e permita a todos, miúdos e graúdos, um acesso seguro àquela novel zona.
O sucesso na sua utilização está, quanto a mim, muito dependente da facilidade de acessos, e decorre o momento indicado para se contemplarem estas questões. De igual modo importa ligar neste sistema, a já construída pista pedonal/velocipédica que liga a rotunda inicial do IP6 ao Casal da Vala. Já lá está há muito tempo, mas escassa utilização tem. É que como está, obriga à circulação na referida rotunda, o que longe de ser uma actividade de lazer, configura mais uma situação de desporto radical.

5 contributos:

At 11/1/07 00:53, Anonymous Anónimo disse...

E porque não mais ligações em túnel?

 
At 11/1/07 17:15, Blogger jp disse...

Seria de facto a solução ideal, mas de custos excessivos em época de tão parcos recursos.
Parece-me que as passagens pedonais/velocipédicas devidamente sinalizadas seriam uma solução mais razoável, salvaguardando a propalada vocação para a acessibilidade no nosso concelho.

 
At 11/1/07 18:26, Blogger Dário Nantes disse...

já agora que Peniche se está a redimensionar e com alguma qualidade em termos de acessos e infraestruturas porque não a criação de um passeio/pista de Ferrel ao Baleal. eu era daqueles que deixava imediatamente de levar carro quando vou para a praia. è que a velocidade dos automoveis na estrada que liga Ferrel ao Baleal, é enorme pelo que cada vez que ando de bicla vou sempre por caminhos de cabras!!!

 
At 11/1/07 19:20, Blogger jp disse...

Muito se tem feito e se está a fazer em Peniche em prol das acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida. Respeito a prioridade. Porém, em termos de mobilidade geral e de alternativas ao uso do automóvel ainda há muito por fazer. Talvez o caso mais flagrante seja a inexistência de zonas pedonais (reais) no centro da cidade....e da dificuldade em efectivar e ampliar as existentes.

 
At 22/1/07 04:46, Anonymous Anónimo disse...

O projecto de Ferrel/Baleal estava previsto no programa do PS nas últimas eleições à Junta e à Câmara, digo isto porque eram programas que apontavam isso concretamente.

 

Enviar um comentário

<< Home