sexta-feira, dezembro 22, 2006

Até depois...

quinta-feira, dezembro 21, 2006

O que é para mim o Natal - Parte V

Lá fora nevava, tapando de branco todo o horizonte. Mas dentro de casa sentia-se um calor intenso com origem na viva chama de uma enorme lareira. Os proprietários da enorme mansão tinham ido à missa do galo. Numa atitude condizente com a quadra, tinham oferecido a possibilidade do engripado filho dos caseiros ficar lá em casa, junto ao quentinho da lareira, permitindo assim que os serviçais mantivessem também a tradição da ida à missa naquela noite. A filha dos donos ofereceu-se para dar um olho pelo adoentado mancebo. E era ela que carregava com toros a lareira ao ponto do calor interior se tornar difícil de suportar, apesar da indumentária mais aligeirada. O rapaz, ainda febril, ostenta já um brilho na pele tisnada, derretendo naquela atmosfera. Ela vai-se despindo, cada vez mais provocante. Ele também, mas de febril e incandescente. O calor aumenta, e num tapete felpudo junto à árvore de natal, rodeados por uma muralha de prendas que entretanto desaba, ela aproxima-se sabida e insinuosa. Ele hesita, tímido e rubro. Ela insiste, insinuante. Ele ingénuo e inexperiente deixa-se conduzir:
-Afinal, onde é que a menina quer que eu ponha isto?
Para mim, isto sim é Natal......

O que é para mim o Natal - Parte IV

All togheter now.....



">

quarta-feira, dezembro 20, 2006

O que é para mim o Natal - Parte III

terça-feira, dezembro 19, 2006

O que é para mim o Natal - Parte II

segunda-feira, dezembro 18, 2006

O que é para mim o Natal - Parte I

Acerca de onde é que vai ser?

Nesta decididamente não é.
Julgo que naquela também não.
Naqueloutra muito menos.
Talvez em cuja, mas não parece.
Não restam mais dúvidas,
tem mesmo de ser na tal!

sexta-feira, dezembro 15, 2006

Serena corola laranja

É no clímax de sexta que prazenteiramente o fim-de-semana desabrocha.

(foto de xf)

quinta-feira, dezembro 14, 2006

Grandes Opções do Plano - Peniche 2007


Caros amigos, o Plano é este!


(tenho de imediato de contestar os encargos referentes à deslocação da rocha da Nau dos Corvos para defronte do Carreiro do Cabo, bem como a profunda intervenção a nível do rearranjo da ilha e península do Baleal, isto claro, se atentarmos ao mapa da página 1, que aqui reproduzo. Ainda segundo este mapa, lamento profundamento a cedência das Estelas e Farilhões a um qualquer concelho limítrofe)

quarta-feira, dezembro 13, 2006

Tupac Amaru

Amanhã a Embaixadora do Perú visita Peniche.

Por causa disto:


(Naufragio del navio de Guerra de S.M.C. el S. Pedro de Alcantâra sobre la Costa de Peniche, Reyno de Portugal, la Noche del 2 de Febrero de 1786. Venia de Lima con un Tesoro de valor de 7.589.355. pesos fuertos en oro, y plata, y 211.440 en Cobre y otros efectos.)

terça-feira, dezembro 12, 2006

Aforismo e variações

Seu corpo era duma beleza a olhos vistos,
Sua pele duma textura a mãos tangidas,
Seu cheiro duma essência a narizes exalados,
Seu sabor dum aroma a línguas degustadas,
Seu prazer uma melodia a orelhas auscultadas.

Espero que quanto à imbecilidade do primeiro aforismo estejam provas provadas!

segunda-feira, dezembro 11, 2006

Ecos da "Voz do Mar" edição nº1194

  • Do Professor Carlos Almeida alertando sobre as implicações da Lei nº23/2006 de 23 de Junho, que estabelece o regime jurídico do associativismo jovem. Esta lei consagra como direitos destas associações, o direito de antena, o direito de isenção e benefícios fiscais e o direito a serem ouvidas e a emitir parecer, pela administração central e regional e pelos orgãos da escola, em tudo o que diga respeito à gestão escolar. O que a lei se esqueceu foi de limitar estes direitos a idades compatíveis. Como está e na prática, aplica-se a associações de estudantes do 1º ciclo, que assim vão ter de ler (se já souberem) e de emitir parecer (se tal já conseguirem), sobre todos os documentos relevantes para o destino da gestão escolar e do planeamento e funcionamento do sistema educativo. Completamente absurdo!
  • Da jornalista Luisa Inês sobre o possível encerramento do Centro Educativo de São Bernardino, pertencente ao Instituto de Reinserção Social do Ministério da Justiça, e destinado ao acolhimento de menores entre os 12 e os 16 anos, que tenham cometido crimes. Quatro mil euros é o custo mensal do Estado com cada um destes menores (271 em todo o país). Em São Bernardino são 11 crianças para 35 (!) funcionários, numa propriedade de 15 hectares. Perante estes números, o que pensariam os habitantes de São Bernardino se lhes dissessem que todo o imposto cobrado pelo Estado a todas as pessoas da aldeia é insuficiente para pagar os custos mensais com a reinserção dos 11 gaiatos?
  • Do vereador Jorge Abrantes numa entrevista (já com algum tempo) ao jornal: "...o meu desejo é de que os próximos meses tragam a chuva necessária à reposição dos níveis minimamente aceitáveis de água para a albufeira da barragem..." .Pelas precipitações que se têm manifestado, parece que temos manda-chuva!

quinta-feira, dezembro 07, 2006

A outra maravilha

Pairam por aí doutos concursos de dimensão internacional para eleger as novas 7 maravilhas no mundo, cujo desenlace ocorrerá em Lisboa em 7/7/2007. Não podendo almejar a ter elementos neste grupo, criou-se em Portugal um concurso paralelo visando eleger as 7 maravilhas lusitanas. Partiu-se dum grupo inicial de 77, para uma pré-selecção de 21, de onde sairão as 7 vencedoras.
Percorri toda a lista. O nosso país é de facto muito belo. Só assim se compreende que existam 77 maravilhas melhores que esta!

quarta-feira, dezembro 06, 2006

À procura do Penicheirismo...

Será deste modo simultaneamente provocador, displicente e teimoso, com que nos impomos ao oceano???

"Outros haverão de ter
O que houvermos de perder.
Outros poderão achar
O que, no nosso encontrar,
Foi achado, ou não achado,
Segundo o destino dado.

Mas o que a eles não toca
É a Magia que evoca
......................................"

(É de Fernando Pessoa a segunda parte da Mensagem)

terça-feira, dezembro 05, 2006

O desenho do Sargento Mor

SERRA, Maximiano Ioze da
Fortaleza da Berlenga
183?, aguarela, 41x65 cm

segunda-feira, dezembro 04, 2006

A que horas parte o Ferry para Coimbra?

Visão de um dos cenários possíveis para 2100, se não for travado o aquecimento global e a consequente fusão das calotes polares.
Praticamente todo o concelho de Peniche desaparece.
Resta-nos mudar para a Berlenga e Farilhões, que se observarem bem, lá permanecem no local do costume.
Eu sei que é muita gente para tão poucas ilhas, mas quem lá costuma ir em Agosto, se calhar nem dará pela diferença...

sexta-feira, dezembro 01, 2006

Peregrinação solidária

Ingres, Banho turco