terça-feira, outubro 31, 2006

Oh, when the saints go marching in

Amanhã é dia de todos os santos. Logo de todos, sem excepção.
Todos os anos assistimos à canonização de novas sacras figuras, e mesmo assim, este dia tem a elasticidade suficiente para abarcar toda a crescente santidade.
Parece-me que existe alguma falácia neste sistema.
Mais justo seria que a todos os novos santos fosse destinado um segundo dia.
Ficaríamos assim com a Dia de Todos os Antigos Santos e com o Dia de Todos os Novos Santos. Assim mesmo desafogadamente e à larga e respeitando todos os homenageados.
E se me vêm dizer que mais um feriado é contraproducente para o País, então que se abarquem os feriados por grupo. O Feriado de Todos os Santos e Afins, o Feriado de Todas as Revoluções e quejandos e o Feriado de todos os feriados que ninguém sabe muito bem o que significam.
Assim mesmo, sintético e mais do que isso, justo.
Como está, não está bem. Portanto vamos lá saber, qual das duas versões devemos defender?

segunda-feira, outubro 30, 2006

Modelo de Referendo

Corre nos bastidores penicheiros acérrima polémica, de acesos contornos políticos, tendo como base a instalação dum Modelo + Worten na cidade.
Tenho sobre este assunto opinião formada. Mas face a opiniões tão divergentes, de autarcas tão bem representados em termos eleitorais, o que importa é saber a opinião dos penicheiros.
Imbuído do espírito referendário que grassa no país, este blogue decidiu referendar esta temática, colocando a seguinte questão aos penicheiros e aos seus leitores em geral:
      "Concorda com a despenalização da instalação voluntária da Modelo + Worten em Peniche, se realizada, por opção dos penicheiros, nos próximos meses, em zona comercial ou industrial legalmente autorizada?"
          Os votos devem ser expressos na caixa de comentários.
          Podem votar as vezes que quiserem ou melhor ainda Worten sempre....

          sexta-feira, outubro 27, 2006

          Chiste Enigmático (I)

          Gostei imenso de ver as "Meninas" de Velásquez. Não me recordo se foi quando da remoção da vesícula ou na intervenção ao apêndice.
          Do que eu tenho a certeza é que as vi quando fui operado.


                  Esperam-se decifrações no mail do blogue.

                  Polémica matemática matinal

                  "A sensação cresce com o logaritmo da excitação"

                  Gustave Fechner, Elementos de Psicofísica, 1860

                  Discordo. Para mim é mais com a exponencial....

                  quinta-feira, outubro 26, 2006

                  Agostinho da Silva

                  Foi um amigo que me contou que este ano se comemorava o centenário do nascimento de Agostinho da Silva. Vi-me assim a remexer na profícua criação do pensador de onde retirei o seguinte poema, que apesar da distância, tem aqui e ali um não sei quê de familiar.

                  "Ode breve à Mestre Sócrates
                  filósofo das esquinas
                  enquanto os grandes senhores
                  preferiam salas finas

                  era de família humilde
                  e decerto obediente
                  mais encarreirada à lógica
                  que treinada em dar ao dente

                  guerreiro foi e gostando
                  de muita espécie de luta
                  e para subir ao céu
                  fez escada da cicuta

                  o que viu como verdade
                  sempre a todos ensinou
                  mas por fim com suas manhas
                  a política o matou

                  lá está lá estará
                  sempre só mas não sozinho
                  e livre de ordenar verso
                  ao servidor
                  Agostinho"

                  quarta-feira, outubro 25, 2006

                  Curiosidades

                  Por coerência ainda não fui ver o casco que deu à costa anteontem na Praia de Alfarroba em Peniche.
                  Para quem prefere as traineiras há que contrariar esta tendência de ficar a ver navios...

                  terça-feira, outubro 24, 2006

                  Risonha Sinergia

                  No fim-de-semana passado iniciaram-se as competições de natação no distrito de Leiria para a época 2006-2007.
                  Os altletas do PAC - Peniche Amigos Clube estiveram presentes pelo segundo ano consecutivo nas provas realizadas nas Piscinas de Leiria, nos escalões de Infantis e Cadetes, e obtiveram resultados meritórios.
                  Os atletas em causa são fruto do trabalho desenvolvido pela Escola de Natação das Piscinas Municipais de Peniche, que conta com a colaboração do PAC.
                  Trata-se de mais um exemplo das vantagens da sinergia entre o PAC e a Câmara Municipal de Peniche que esperemos todos saibam ter capacidade para preservar.

                  Salpicos de Maresia

                  "Gosto de me sentar nas rochas das redondezas do Revelim dos Remédios e encher-me de mar. A maresia, em salpicos fantásticos, revolve-me todo, com a força de um beijo, com uma onda de ternura e de paz.
                  E que paz, ao deixar-me embalar pelo adormecer do sol, que se esconde ali mesmo, num adeus à Berlenga que parece arder numa labareda de sonho!
                  Digam o que disserem, só nós é que temos este pôr do sol.... É de fogo. Aquece. Único. Nosso.
                  ....E damo-lo a toda a gente!"

                  Mariano Calado in "A Voz do Mar"

                  segunda-feira, outubro 23, 2006

                  Maurice Boitel

                  Gosto desta natureza morta de Maurice Boitel.
                  Trata-se dum pintor francês contemporâneo, nascido em 1919, de obra consagrada e muito premiado.
                  Este quadro em particular data de 1954 e tem uma história atribulada. Em 1965 foi exposto numa galeria em Copenhaga onde foi vendido. O responsável pela galeria nunca pagou a obra ao seu autor. O caso foi julgado em tribunal durante o ano de 1966, tendo o acusado sido condenado à revelia, após ter fugido para a Califórnia. O quadro entretanto desapareceu.
                  Só no mês passado, 41 anos volvidos, o quadro é encontrado por um neto do pintor, durante uma pesquisa num site de venda de arte na internet.
                  Numa operação conjunta da polícia francesa e dinamarquesa a obra foi recuperada no príncipio deste mês e devolvida ao autor.
                  Parece que o pintor não assistiu a todo o julgamento de 1966 e que, por duas razões, não acusou muito a perda desta obra de tamanha beleza. Primeiro porque nesse mesmo ano foi galardoado com o prémio Francis Smith. Segundo porque se encontava no gozo desse mesmo prémio que constou duma estadia em Peniche.

                  sexta-feira, outubro 20, 2006

                  Será que era uma televisão Canon?

                  Li aqui que a canonização dos pastorinhos de Fátima está dependente da apreciação pelo Vaticano dum milagre duma cura concedida a uma criança de Olho Marinho, Óbidos, enquanto assistia pela televisão às cerimónias de beatificação de Jacinta e Francisco Marto (Lúcia ainda era viva) em 13 de Maio de 2000.
                  Acho bem que o Vaticano se demore nesta análise. Há aqui pontos que importam esclarecer.
                  Desde logo a marca do televisor. Toda a gente sabe que os Siemens são mais milagreiros que os Panasonic, e que o máximo que se consegue com um LG é uma visão. Já com os Toshiba foram reportados vários casos de estigmas, e alguns donos de Telefunken afirmam que têm em seu poder relíquias. Nos comandos são os Sony que aparecem associados a casos de exorcismo e nos últimos anos têm surgido rumores de aparições em canais codificados, havendo mesmo relatos de objectos luminosos a mexerem-se e chuva por todo o lado.
                  Algumas destas situações são decerto fraudes, por isso é tão importante esta avaliação do Vaticano....

                  quinta-feira, outubro 19, 2006

                  Via Amigos de Peniche

                  Patenteio aqui a possibilidade de postar, aludir, referenciar ou votar ao total esquecimento, quaisquer tipo de mensagens, missivas, impropérios ou panegíricos que me queiram remeter pelo mail actualmente linkado na sidebar.
                  É claro que as caixas de comentários permanecerão abertas aos vossos tão oportunos quão decentes lampejos.

                  Mais lenha para as Fogueiras...

                  Só agora me dei conta que no site do PAC (Peniche Amigos Clube) já consta a posição deste Clube no que se refere à denúncia da sua parte do Protocolo da Corrida das Fogueiras:
                  "Denuncia de Protocolo

                  Como é do seu conhecimento, na génese da constituição do PAC (Peniche Amigos Clube) está um grupo de amigos que há muitos anos organizavam a Corrida das Fogueiras em estreita colaboração com o Pelouro do Desporto da Câmara Municipal. A partir de 1998 considerou-se que essa colaboração poderia ser melhor enquadrada se existisse uma associação organizadora da Corrida das Fogueiras, embora a Câmara Municipal não se demitisse do seu papel impulsionador do desporto local. Foi assim que nasceu o PAC, para permitir uma parceria que tornasse a Corrida das Fogueiras numa das melhores do país, juntando a experiência dos organizadores com os meios da Câmara. Essa parceria (que mais tarde foi transformada em protocolo assinado) funcionou ao longo destes anos com base na confiança das pessoas envolvidas, pois todos sabíamos que, antes de mais, o importante era fazer bem uma corrida que hoje se transformou num marco das provas existentes em Portugal. Este ano ficou evidente que essa confiança, acumulada em anteriores edições, foi quebrada pelos autarcas que agora gerem a Câmara Municipal. Assim, tratando-se da organização de um evento que exige sintonia entre os parceiros envolvidos, parece-nos que não existem condições para continuar o Protocolo existente. Sabendo nós do tempo necessário para organizar e preparar a próxima edição da prova, achámos oportuno nesta altura em que é feito o balanço de 2006, anunciar a nossa posição de denúncia deste protocolo, para que possam tomar as medidas necessárias, atempadamente. Viva a Corrida das Fogueiras!"
                  Sou adepto do contraditório e muito gostaria de aqui poder dar conta da posição da Câmara Municipal de Peniche, que nos elucidasse sobre as eventuais razões que possam justificar esta alegada quebra de confiança.
                  Estarei atento....

                  quarta-feira, outubro 18, 2006

                  Inquérito à freguesia

                  A propósito desta notícia no Oesteonline, será que se justifica que a cidade de Peniche tenha 3 freguesias urbanas?
                  Até a própria notícia revela alguma incongruência, com título que não traduz a opinião última do autarca, e mesmo ele assumindo mudança de opinião a médio prazo.
                  Das excessivas 3 freguesias urbanas actuais, até à redutora freguesia única, tenho para mim, e que as virgens e o santo me desculpem, que a única partição natural e que desde já aqui defendo, é a ancestral divisão entre Pnixima e Pnixebáxe.
                  Assim mesmo nomeadas, com todo o peso do nosso Penicheirismo!


                  São Pedro por El Greco

                  terça-feira, outubro 17, 2006

                  Alegoria de Portugal Livre

                  segunda-feira, outubro 16, 2006

                  Na Avenida do Mar...

                  Será que Peniche também poderá ter o seu prédio Coutinho?

                  sexta-feira, outubro 13, 2006

                  Lenha para as Fogueiras

                  Confesso que tenho tido dificuldade em digerir a denúncia pelo PAC – Peniche Amigos Clube, do protocolo entre este Clube e a Câmara Municipal de Peniche, relativo à Corrida das Fogueiras. A Corrida das Fogueiras é provavelmente o acontecimento desportivo de maior destaque no Concelho de Peniche, com projecção a nível nacional como uma das melhores corridas nocturnas do país.
                  Conta com milhares de participantes e mais ainda de acompanhantes que enchem as ruas da cidade, numa manifestação desportiva de grande qualidade, elevada e complexa organização e que já conta com um largo historial. Por detrás dessa Organização tem estado o esforço de elementos do PAC- Peniche Amigos Clube, que voluntariosamente, nos meses que antecedem a prova, dedicam as suas noites, e muitas vezes a de familiares e amigos, para garantir o reconhecido sucesso da corrida.
                  Tem sido assim, e não se conhecem grandes falhas.
                  Não consta que a Corrida precise de grandes melhorias para manter o seu sucesso. Não me parece que se consiga, com outros meios humanos, garantir uma melhor relação de qualidade/preço do que esta gratuita e empenhada colaboração do PAC.
                  Parece-me pois que uma outra solução só pode ser pior, senão em qualidade, pelo menos a nível dos encargos com os alargados recursos humanos necessários para a organização deste tipo de evento.
                  A denúncia deste protocolo é por isso algo que me desagrada e que tenho dificuldade em compreender.
                  Será que alguém me pode esclarecer?

                  quinta-feira, outubro 12, 2006

                  Fazer uso suspenso

                  Parece que só mesmo Federação Portuguesa de Naturismo, que inclui a Praia da Almagreira na listagem de praias de nudismo tolerado, concorda com a Portaria 1063/2006, que declara a Almagreira como praia de uso suspenso.
                  É uma acepção que tem vindo a ser evidenciada por esta entidade.

                  quarta-feira, outubro 11, 2006

                  Almagreira, praia de uso suspenso.

                  Foto: Jorge Rosa
                  A diferença entre a praia da Almagreira e outras centenas de zonas da costa portuguesa semi-selvagens com a arriba em erosão, é que tem areia. E mesmo com areia conheço várias praias de arribas perigosas na costa alentejana, no litoral Oeste e até na Berlenga. Qualquer pedra de meio quilo em queda duma altura de 3 ou 4 metros põe em risco a segurança de quem por lá passa.
                  Ah, mas na Almagreira ocorreu um acidente no Verão de 2005!
                  E a partir daí, com a celeridade que se conhece e que a perigosidade impunha, a praia da Almagreira acaba de ser interditada oficialmente pela Portaria 1063/2006 de 26 de Setembro, e pelo período de um ano.
                  aqui e aqui exprimi a minha opinião sobre esta interdição duma praia (leia-se faixa de costa com areia) que não possui qualquer infraestrutura balnear de apoio.
                  Continuo sem perceber o que isto significa na prática. Parece que foi colocada sinalética no local, mas que ainda assim a praia continua a ser frequentada. Após leitura da Portaria e do Regulamento do POOC de Alcobaça-Mafra (o que eu não faço por vocês...) concluí que a suspensão, para além da sinalética, implica ainda a publicação de editais. Ui...assim sim. Decerto ninguém mais se aproximará das redondezas. E os turistas, nos longos momentos no nosso país que dedicam à leitura de editais, ficarão muito mais salvaguardados. E convenha-se, sai muito mais económico do que o arame farpado ou uma brigada de 12 vigilantes permanentes.

                  terça-feira, outubro 10, 2006

                  Barco on-line


                  Para vos mostrar este barco, aqui na Internet, tive de usar dois cabos, o de alimentação e o de rede.
                  Consegui trazer-vos o barco, mas parece que fracassei a disfarçar os cabos.

                  segunda-feira, outubro 09, 2006

                  Foi há um ano....

                  ...que 4727 eleitores penicheiros ficaram contentes e 7137 tristes.
                  E hoje, como é que vão esses estados de espírito?

                  Será que assim Naval?

                  Tenho uns amigos (por acaso não tenho, estou a inventar, mas acho que esta história ficaria melhor assim, com algum grau de proximidade) que são o mais conservador que pode existir, na acepção mais lata do termo. De direita, mais do que isso, saudosos da ditadura e de todo o estilo de vida associado às “gentes de posses” naquele regime. Famílias numerosas e casamentos até que a morte os separe. Católicos fervorosos, com o pároco a ficar para jantar, e presença assídua em missas e romarias à Cova de Iria. Benfiquistas dos sete costados, como devem ser os bons chefes de família.
                  Infelizmente ou felizmente, o filho tresmalhou. Desde logo aderiu à extrema esquerda de quem é empenhado activista. É ateu, e prega contra qualquer tipo de religião e igreja. Abusa do álcool, das drogas leves e já experimentou as vertentes mais pesadas. É homossexual assumido e troca de parceiro todas as semanas. No futebol torce pelo Sporting.
                  Ninguém consegue ser mais condescendente que os pais. Por isso os meus amigos, não sem alguma mágoa, lamentam-se: “É um bom menino, até que se sabe comportar, pena é aquela tara pelo Sporting!”
                  Vem isto a propósito da fidelidade clubista, espécie de ligação transcendental que hoje supera qualquer outro tipo de paixão, ligação ou afinidade.
                  É por isso que todos os anos eu mudo de clube.
                  Sigo, com alguma distanciadora indiferença, as primeiras jornadas, e algures antes do fim do ano, zás, escolho o emblema por quem vou torcer o resto da temporada. Tal escolha obedece a alguns critérios. Não pode ser nenhum dos grandes, já suficientemente pejados de adeptos, e de preferência deve ter algum potencial para se imiscuir entre eles.
                  Foi assim que torci e levei o Boavista a ganhar o campeonato, uns anos atrás.
                  Este ano estou indeciso entre o Braga e a Naval.
                  Não tenho de decidir já, mas confesso que não vejo a hora de, quando inquirido com a sacramental pergunta, poder responder com a desarmante sentença:
                  “-Este ano sou da Naval .”

                  N.B. A caracterização do filho tresmalhado foi apresentada como potencialmente condenável, apenas na perspectiva dos respectivos pais, excepto claro, no facto de ser adepto fixo de um dos grandes.

                  sexta-feira, outubro 06, 2006

                  Vendo o aval ao vento

                  Depois da Reserva Natural das Berlengas, o Planalto calcário das Cezaredas é a zona de maior beleza natural do Concelho de Peniche. Possui uma vegetação que me atrevo a imaginar algo semelhante à que cobria todo o interior do concelho, séculos atrás.
                  É uma zona ainda recôndita (tanto quanto pode sê-lo num concelho com razoável densidade populacional) e que mantêm um aspecto selvagem, tão do meu agrado.
                  Após negociações que envolveram interessantes contrapartidas financeiras para o município, o Planalto das Cezaredas é agora um Parque de Produção de Energia Eólica.
                  Sou a favor das Energias Renováveis como a única aposta sustentável para o futuro. Por isso tenho de admitir que o topo do planalto tenha agora mais de uma dúzia de imponentes moinhos.
                  Mas causam-me algum engulho as torres de 67 metros que sustentam os gigantes geradores.
                  São moinhos? São gigantes? São gigantes? São moinhos?
                  Esta disseminação eólica tem algo de quixotesco....

                  quarta-feira, outubro 04, 2006

                  Quelhas, Tremelgas e Pata-Roxas

                  Sempre fui avesso a efemérides do tipo "Dia do..". Sinto-as sempre imbuídas dum sub-reptício espírito mercantilista, que mais do que tudo dinamiza o comércio duma panóplia de artigos perfeitamente inúteis.
                  Não é decerto essa a intenção da Câmara Municipal de Peniche, ao assinalar o animalesco Dia do Animal a 4 de Outubro, e por isso lhe dou aqui conta. Por isso, e porque a actividade encontrada para assinalar o dia me parece interessante e original. Trata-de de desmistificar a imagem de animais agressivos e violentos que está associada aos tubarões, bem como alertar os mais novos para necessidade de proteger a vida animal marinha. É uma acção dirigida aos alunos do ensino Pré-Escolar do Concelho de Peniche e tem como contador de "estórias" um biólogo marinho, da Associação Portuguesa dos Elasmobrânquios. "Tubarões, Raias e Cações – a verdadeira estória" foi o nome dado a esta iniciativa.
                  Vão dizer que acordei arrevesado, mas não posso discordar mais deste nome. Desde logo o recurso ao Tubarão, num recorrente abuso do vulgar e sisudo esquálido como cabeça de cartaz. Ficaram assim de fora as hilariantes Quelhas, tão queridas dos penicheiros, e que tantos momentos de desenfreada gargalhada nos têm proporcionado. O facto de não se integrarem neste grupo é apenas uma pequena minudência. Já a preferência pela Raia em detrimento da Tremelga consegue ser mais chocante que a reacção do citado animal à presença de intrusos. A tremelga é trunfo assíduo das caldeiradas dos penicheiros, que só na sua ausência se contentam com a sucedânea raia. Mas mais grave ainda é o recurso ao Cação, verdadeiro cabeça de Cartaz de terras alentejanas, mas que aqui bem poderia ter sido preterido em favor da saborosa Denisa ou da popular Pata-Roxa, já para não falar dos tão apetecíveis Quelmes secos. Tanto mais que esta escolha não carece de parecer favorável do Presidente da Assembleia Municipal....

                  terça-feira, outubro 03, 2006

                  Jovialidade genuína

                  A Adega Cooperativa do Bombarral decidiu lançar no mercado um vinho branco leve em garrafas com 0,25 litros de capacidade, de rótulo simples, e com cápsulas de carica semelhantes às garrafas de cerveja.
                  Este produto tem o propósito assumido de cativar os jovens, e alterar os seus hábitos de consumo de cerveja. Segundo o Presidente da Cooperativa, para além da embalagem, este vinho de marca Monteparral "é um produto genuíno, feito de uva".
                  Decerto não demorará muito até que apareçam no mercado os primeiros whiskys ligeiros genuínos, feitos de cevada.
                  Com o mesmo desígnio, estou certo que os jovens poderão contar brevemente com suaves cigarros genuínos, feitos de cânhamo.
                  É com apostas como estas que se consegue uma juventude sã.
                  Nada daqueles energúmenos ululantes agarrados a adulteradas latas de cerveja, elaborada a partir de sabe-se lá o quê?

                  Observação de aves

                  A Associação PATO associada à SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, organiza um Fim-de-semana de Observação de Aves, nos próximos dias 7 e 8 de Outubro, com saídas de campo na Lagoa de Óbidos e no Paul da Tornada.
                  Considero muito interessante esta actividade em que anonimamente, e a uma distância considerável, podemos observar animais tão diversos e tão raros, e cujo canto tantas vezes nos empolga e nos chega a fazer sonhar. Depois num ápice, quando começamos a pensar que afinal o Mundo pode ser um lugar melhor, abrem asas, levantam voo e desaparecem sem deixar rasto.
                  Uns não voltam mais, outros voltarão anos depois com as mesmas melodias, talvez com algumas variações, para nos tentaram pôr de novo a sonhar.
                  É claro que existem outros locais para este tipo de actividades, mas onde quer que seja, o público presente deve manter-se em silêncio, sem se manifestar ou aplaudir(?!).