segunda-feira, dezembro 11, 2006

Ecos da "Voz do Mar" edição nº1194

  • Do Professor Carlos Almeida alertando sobre as implicações da Lei nº23/2006 de 23 de Junho, que estabelece o regime jurídico do associativismo jovem. Esta lei consagra como direitos destas associações, o direito de antena, o direito de isenção e benefícios fiscais e o direito a serem ouvidas e a emitir parecer, pela administração central e regional e pelos orgãos da escola, em tudo o que diga respeito à gestão escolar. O que a lei se esqueceu foi de limitar estes direitos a idades compatíveis. Como está e na prática, aplica-se a associações de estudantes do 1º ciclo, que assim vão ter de ler (se já souberem) e de emitir parecer (se tal já conseguirem), sobre todos os documentos relevantes para o destino da gestão escolar e do planeamento e funcionamento do sistema educativo. Completamente absurdo!
  • Da jornalista Luisa Inês sobre o possível encerramento do Centro Educativo de São Bernardino, pertencente ao Instituto de Reinserção Social do Ministério da Justiça, e destinado ao acolhimento de menores entre os 12 e os 16 anos, que tenham cometido crimes. Quatro mil euros é o custo mensal do Estado com cada um destes menores (271 em todo o país). Em São Bernardino são 11 crianças para 35 (!) funcionários, numa propriedade de 15 hectares. Perante estes números, o que pensariam os habitantes de São Bernardino se lhes dissessem que todo o imposto cobrado pelo Estado a todas as pessoas da aldeia é insuficiente para pagar os custos mensais com a reinserção dos 11 gaiatos?
  • Do vereador Jorge Abrantes numa entrevista (já com algum tempo) ao jornal: "...o meu desejo é de que os próximos meses tragam a chuva necessária à reposição dos níveis minimamente aceitáveis de água para a albufeira da barragem..." .Pelas precipitações que se têm manifestado, parece que temos manda-chuva!