quinta-feira, novembro 02, 2006

Já lagartixa de Bocage não sou.....

Parece uma simples lagartixa e é.
Mas também se dá pelo nome de podarcis bocagei berlengensis e trata-se duma forma de endemismo da lagartixa de Bocage na Berlenga.

5 contributos:

At 3/11/06 16:28, Blogger xf disse...

Comentário da bióloga: o nome do género de uma espécie, neste caso Podarcis, escreve-se sempre com maiúscula! Mesmo quando é da Berlenga!

 
At 3/11/06 16:31, Blogger xf disse...

Devo ainda acrescentar, que esta subespécie não é vista pela comunidade cinetífica de forma pacífica. Muitos julgam que a subespécie "berlengensis" não existe e que se tratam de indivíduos exactamente da mesma espécie que a do continente. As diferenças dos indíviduos (tamanho menor, entre outros) reside no facto insularidade. Os sardões da berlenga também são mais pequenos que os do continente e não tiveram direito a subespécie...
A mim pessoalmente, tanto me faz! O que gosto mesmo, é da Berlenga!

 
At 3/11/06 16:32, Blogger xf disse...

Devo ainda acrescentar (hoje estou inspirada) que a Berlenga possui outros patrimónios naturais únicos a nível nacional, como a sua geologia! Porcura na net se quiseres saber mais! :)

 
At 3/11/06 18:07, Blogger jp disse...

Cara xf,
Obrigado pelos comentários, afinações e sugestões.
Conheço muita gente que se põe a comprar peixe e a fazer Caldeiradas à Moda de Peniche um pouco por todo o país.
Mas quando cá vêm acabam por admitir que apesar do nome ser igual, a essência é diferente.
Julgo que com a lagartixa se passa um pouco o mesmo, ou não fosse o "terroir" do litoral oestino, batido pela insistente nortada, capaz de moldar mentes, sementes e espécies tornando-as Especiais, assim mesmo com letra grande.

 
At 6/11/06 16:06, Blogger xf disse...

E de que tu és exemplo também! ;)

 

Enviar um comentário

<< Home