sexta-feira, outubro 06, 2006

Vendo o aval ao vento

Depois da Reserva Natural das Berlengas, o Planalto calcário das Cezaredas é a zona de maior beleza natural do Concelho de Peniche. Possui uma vegetação que me atrevo a imaginar algo semelhante à que cobria todo o interior do concelho, séculos atrás.
É uma zona ainda recôndita (tanto quanto pode sê-lo num concelho com razoável densidade populacional) e que mantêm um aspecto selvagem, tão do meu agrado.
Após negociações que envolveram interessantes contrapartidas financeiras para o município, o Planalto das Cezaredas é agora um Parque de Produção de Energia Eólica.
Sou a favor das Energias Renováveis como a única aposta sustentável para o futuro. Por isso tenho de admitir que o topo do planalto tenha agora mais de uma dúzia de imponentes moinhos.
Mas causam-me algum engulho as torres de 67 metros que sustentam os gigantes geradores.
São moinhos? São gigantes? São gigantes? São moinhos?
Esta disseminação eólica tem algo de quixotesco....

1 contributos:

At 23/6/07 16:45, Anonymous Anónimo disse...

"Possui uma vegetação que me atrevo a imaginar algo semelhante à que cobria todo o interior do concelho, séculos atrás."

Não estás a falar doe Eucaliptos ou estás?

Os Eucaliptos e ainda por cima raquíticos chateiam-me bem mais do que os inevitáveis moinhos.

Mas que dizer...ainda hoje passei por lá e vi a enorme proliferação de casinhas de férias, algumas bem jeitosas, outras nem tanto...até um museu por lá há. Estranho é que as pessoas tenham reparado que aquele é um lugar especial, bonito e onde apesar dos moinhos e eucaliptos ainda se respira um ar mais puro. Mais estranho, ou talvez não, é o facto dos políticos destas bandas ainda não terem reparado que aquele é um sítio ESPECIAL.

Onde está a classificação enquanto zona protegida natural (4 concelhos), com regras próprias que garantam continuação da qualidade que a natureza nos ofereceu? Os Políticos decididamente são uns distraídos.

Sabem foi pelas Cezaredas que Serra Del Rei foi lugar habitado ocasionalmente pela realeza? Parece que nas Cezaredas havia Ursos, Veados e outra caça grossa com abundância o que junto com a beleza da paisagem tornava o lugar muito agradável ....e é caso para dizer que esses senhores tinham o país inteiro para escolher os sítios onde viver.

É difícil encontrar lugar mais adequado para passeios a cavalo, a pé e de bicicleta. Difícil é perceber porque é que Serra Del Rei não é um centro de Turismo Rural. Será porque a CMP nunca promoveu os apoios comunitários à recuperação de casas rurais ou incentivou esse tipo de turismo? Ou simplesmente porque nos falta imaginação, empenho, vontade de trabalhar e sobra medo de arriscar?

 

Enviar um comentário

<< Home