segunda-feira, setembro 18, 2006

Mobilidade Sustentável em Peniche

Tomei conhecimento aqui e pelo oportuno e atento comentário aqui (que agradeço), que Peniche irá participar na Semana Europeia da Mobilidade pela primeira vez. Finalmente!
Saúdo obviamente a adesão do Município a esta iniciativa que visa mudar os hábitos da população no que respeita à utilização de meios de transporte mais amigos do ambiente, sobretudo no âmbito da mobilidade urbana, e assim minimizar as alterações climáticas provocadas pelo aumento da poluição no planeta.
A participação do Município de Peniche surge na categoria de apoiante (o que significa que desenvolve pelo menos uma das actividades) e não na categoria de participante (significaria que levava a cabo todas as medidas que constam no programa geral), que esperemos seja o objectivo para os anos vindouros.
Uma dessas medidas, que não foi em Peniche contemplada, é o Dia Europeu sem Carros, em que as cidades aderentes vedam o acesso ao trânsito motorizado no dia 22 de Setembro.
Ainda que parabenize o avanço agora tomado, não posso deixar de pensar que uma boa quantificação do nosso atraso será seguramente dada pelo número de carros que irão circular na pedonal rua José Estevão no próximo dia 22.
Será que em especial deferência para com a data, os prevaricadores irão ser autuados nesse dia, ou será que a PSP limitar-se-á a ver passar o comboio?