quinta-feira, julho 20, 2006

As arribas também se abatem....

Não me conformo com a possível interdição da praia da Almagreira pelo INAG, na sequência do sobranceiro perigo de derrocada das arribas.
Há séculos que esta faixa de costa é usada pela população da zona e não só, para pesca, caminhadas, nudismo, contrabando, utilização balnear, fonte de água potável nas arribas e mais recentemente surf e suas variantes.
Tudo com o devido cuidado para com as zonas onde brechas gritantes na arriba nos anunciam queda iminente. Depois de Sir Isaac Newton ninguém poderá ignorar que aquelas fracturas berrantes poderão a todo o momento causar uma derrocada, e parte da arriba cair por Terra com uma força directamente proporcional às suas massas e ao inverso do quadrado da distância entre elas.
Nem todos os espanhóis têm de ser versados em Física. Mas ninguém me tira que a decisão do INAG tem por base a morte de dois turistas espanhóis na Almagreira, o ano passado, que ignorando todo o periclitante estado da arriba, a ela se encostaram.
Foi desleixo com infeliz desfecho. Como também é infeliz a solução de isso levar à interrupção do uso secular duma faixa de costa por quem sempre o fez, respeitando e evitando os evidentes perigos. Que se use e abuse da sinalética avisadora, mas a praia como está, sem qualquer infraestrutura de apoio balnear, e como zona de costa quase virgem, deverá permanecer acessível.
Quando um dia for à apanha de percebes na costa galega, será que posso esperar que qualquer acidente que me incorra, levará a interdição daquela actividade?

3 contributos:

At 12/8/06 06:35, Anonymous Anónimo disse...

Hmm I love the idea behind this website, very unique.
»

 
At 17/8/06 12:07, Anonymous Anónimo disse...

Your are Excellent. And so is your site! Keep up the good work. Bookmarked.
»

 
At 24/4/07 10:17, Anonymous Anónimo disse...

Enjoyed a lot! erectile dysfunction Prevacid nexium reflux

 

Enviar um comentário

<< Home