domingo, junho 04, 2006

Os fiéis amigos...de Peniche.

Custa-me a entender esta predilecção lusa pela gastronomia do bacalhau.
O peixe é pescado a milhares de quilómetros, em terra tão distantes como o Alaska, Terra Nova, Islândia ou Noruega, e chega-nos cá depois de inflaccionado por uma intricada rede comercial, que normalmente apresenta entrepostos en terras com nomes terminados em "sund" ou "onsen", com pelos menos dois "os" com trema e outros tantos cortados por traço oblíquo.
Deveriam existir alternativas mais razoáveis, mais naturais, mais próximas.
É por isso que registei com agrado a presença dum Stand de venda de peixe seco, no Festival Sabores do Mar em Peniche.
Eram várias as espécies apresentadas, todas eles pescadas a escassos quilómetros da costa portuguesa, e todas conservadas por secagem ao sol de Peniche, técnica ancestral que se mantém enraizada na tradição da terra.
Eu por mim, aviei-me.
Na segunda começarei por experimentar umas lascas de carapau (seco) assado na brasa. Na terça avançarei para um cantaril (seco) à Zé do Pipo. Na quarta será a vez dum safio (seco) à Margarida da Praça. Na quinta degustarei uma garoupa (seca) à Gomes de Sá. E na sexta avantajar-me-ei com uns quelmes (secos) à Brás.
É que estou empenhado, com todo o gosto, na defesa do Património.

3 contributos:

At 4/6/06 19:50, Anonymous Anónimo disse...

Sem dúvida.
E não deixe de provar umas lulas secas, pois verá que é do melhores petiscos que existem, ou um arroz de polvo seco

 
At 5/6/06 11:14, Blogger xf disse...

podias convidar uns amigos...

 
At 5/6/06 14:51, Anonymous Anónimo disse...

pois eu acho um enjoo peixe a toda a hora.....
mas concordo com o xf, venham os convites
mas pode haver frango na ementa ?
e um bolo de chocolate com bué de cerejas por cima ? tb ia bem

 

Enviar um comentário

<< Home